Por Joedson Telles
O governador Fábio Mitidieri aguçou as redes sociais, ao oferecer um banheiro a um repórter, em Itabaiana, que o indagou sobre a falta de água. Fábio também explicou que a Iguá começou a investir em Sergipe, agora, e tem a missão de resolver um problema que se apresenta, há 50 anos.
Pelo tom da resposta, Fábio deve acreditar que o repórter não teria essa informação ou estaria ciente, mas agiu politicamente. Nunca é o bastante salientar que Itabaiana é a terra do prefeito Valmir de Francisquinho, desafeto de Mitidieri.
Fábio, contudo, parece ter sabotado a si próprio, ao agir – estando certo ou errado – com “impaciência”. A brincadeira em tom de pito tenta roubar a cena da ação governamental.
O governador anunciou quase R$ 19 milhões em investimentos somente na Saúde Pública de Itabaiana. Não é pouco dinheiro. É o seu governo priorizando um município cujo gestor é seu adversário político. Acredito até que seja, no momento, o maior adversário – o que valoriza muito o gesto do governador com a Saúde da população serrana.
Mas o diabo é o tal banheiro, a imaginação. Onde estaria localizado? Se não fosse em Itabaiana, haveria também o transporte zero 800? Teria chuveiro elétrico? Neste friozinho que paira em Sergipe, nessa época junina, há quem corra da água gelada como gato. Toalha, papel higiênico, ducha e sabonete líquido? Banheira é abusar da boa vontade.
Fábio que, repito, anunciou quase R$ 19 milhões em investimentos na Saúde Pública de Itabaiana, deveria ter segurado a resposta. Se observasse apenas os investimentos da Iguá e solicitasse paciência a quem enfrenta o problema da falta de água, o foco seria exclusivamente a ação do seu governo.