Por Joedson Telles
O governador Fábio Mitidieri prova, mais uma vez, que busca resultados positivos na modernidade. Refiro-me ao fato de o seu governo ter enviado à Assembleia Legislativa de Sergipe o Projeto de Lei nº 266/2024, criando um conselho formado por ex-governadores com o objetivo de aconselhar o governador de plantão.
O PL, que já foi aprovado pelos deputados, na prática, permite a Fábio convidar ex-gestores para dividir com eles os problemas, mas também as conquistas do seu governo. Prova não ser centralizador. Claro que a decisão será sua. Não está dividindo a caneta. Mas, perspicazmente, quer ouvir seus antecessores.
Evidente que haverá quem ajuíze que o órgão é desnecessário, uma vez que o governador já conta com vários auxiliares e existem outros conselhos. Falarão em custos e coisa e tal…
Entretanto, a experiência de quem já governou a máquina, e, portanto, sabe onde está pisando, é ímpar. Tem extremo valor, para se encontrar soluções para os mais variados e difíceis problemas que emergem de praxe em qualquer governo. Não é inteligente abrir mão de sapiência.
Os ex-governadores Belivaldo Chagas, Antônio Carlos Valadares e Jackson Barreto não exercem mandatos, no momento. Juntos, os três políticos amealharam uma gama de conhecimentos que estão sem utilidade para os sergipanos. Um desperdício. Com o PL 166/2024, o governador Fábio Mitidieri resolverá este problema – e, com a solução deste, espera resolver muitos outros.