Durante 24 dias, turistas e sergipanos contarão com um espaço inédito nos lagos da Orla da Atalaia, em Aracaju, que oferece uma atmosfera única com shows de músicas cristãs, encenações emocionantes da morte e ressurreição de Cristo, além de espaços dedicados à comercialização de artesanato e uma área gastronômica. Trata-se da Vila da Páscoa Iluminada, que foi aberta oficialmente pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), nesta sexta-feira, 8. O evento segue até o dia 31 de março, prometendo momentos memoráveis de celebração da maior festa cristã. Para celebrar a abertura, houve apresentações de Laressa Abreu e Lucas Abreu.
Após o sucesso da Vila do Forró e da Vila do Natal, o Governo do Estado investe agora na Vila da Páscoa, reforçando seu compromisso com o turismo, com a cultura local e a economia. Durante a inauguração do evento, o governador Fábio Mitidieri ressaltou que o espaço representa mais uma iniciativa que busca integrar a população e promover o turismo.
“A Vila da Páscoa Iluminada é um espaço que a gente traz para Orla, mudando um pouquinho da Vila do Forró e da Vila do Natal para região do lagos, para que a gente possa também demonstrar uma outra área tão bonita da nossa linda Orla, no qual vamos homenagear a fé cristã, e também temos espaços aqui onde as crianças podem vir, podem se divertir, podem brincar. Vai ser uma Páscoa ainda mais encantada, gerando emprego e renda e movimentando a economia. A frase que eu costumo dizer: a sua alegria movimenta a economia!” , pontuou o governador.
A abertura da Vila teve início com a benção do padre Marcelo Conceição, que destacou a importância da celebração da Páscoa como maior momento de representatividade da fé cristã. “Toda a base da fé cristã está na ressurreição. O período quaresmal em que nós estamos inseridos nos une a uma perspectiva de compreendermos que nossa vida toda é Páscoa. Este período quaresmal nos prepara a partir de um tripé de jejum, esmola e oração. De forma intensa, nós somos convidados a vivenciar esta expectativa”, explicou.
Movimentação econômica
A realização das vilas tem gerado resultados positivos ao estado. A Vila do Forró, durante o Arraiá do Povo, em junho e julho passados, foi responsável pelo aumento da arrecadação de ICMS do estado (R$ 26,7 milhões), geração de três mil postos de trabalho e aumento de 92% da movimentação do comércio. Já a Vila do Natal, em dezembro de 2023, obteve um faturamento de R$ 1,2 milhão, sendo os setores de hotelaria, locadora de veículos, alimentação, artesanato, ambulantes e lojistas os que melhor avaliaram a programação.
O secretário de Estado da Turismo, Marcos Franco, espera que a ação repita o sucesso dos outros eventos realizados pela gestão, a exemplo do Arraiá do Povo e da Vila do Natal. “No último dia do Natal Iluminado, aqui na Orla, foram 150 mil pessoas circulando, então isso foi muito importante. O turismo não para, todo mês vai ter novidades. São ações que beneficiam a hotelaria, o comércio e a economia em geral. Então isso é prioridade, é investimento, e o governador tem feito realmente investimentos para o nosso setor que gera renda e emprego imediato”, apontou.
O diretor-presidente da Energisa, Roberto Carlos Pereira, destacou que essa é mais uma parceria do Governo do Estado na promoção de eventos que movimentam a economia sergipana. “Uma grande satisfação e orgulho de participar e de ser esse parceiro em várias iniciativas. Agora na Páscoa, e vamos também com o São João, enfim, todos os eventos que o governo precisar, com certeza, podem contar com a Energisa, que nós vamos fazer o nosso melhor. Afinal, esse é o nosso propósito, nossa missão enquanto empresa, e nada mais do que fazer a parceria com o Governo do Estado, que também tem essa missão de propiciar o melhor para os sergipanos”, expôs.
Presente à solenidade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, enalteceu a iniciativa do Governo do Estado em proporcionar na cidade de Aracaju mais um espaço de fomento da economia e do turismo. “Uma felicidade muito grande por ter esse evento que nós estamos vendo aqui, com essa representação da Páscoa, que é algo novo ilustrado na nossa cidade. Parabéns ao Governo do Estado por esse importante evento”, ressaltou.
A Vila da Páscoa Iluminada conta com envolvimento da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo ( Seetem), por meio da feirinha de artesanato, que reúne talentos sergipanos, enquanto a área gastronômica oferece uma variedade de produtos regionais.
O secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, reforçou a importância do apoio da economia solidária e criativa. “Nós temos aqui muitos empreendedores trabalhando, vendedores comercializando seus produtos. Temos um espaço destinado à economia solidária, ao artesanato, mostrando o que Sergipe produz de melhor e atraindo turistas, encantando o turista que está vindo para o estado de Sergipe pela primeira vez, conhecendo os nossos encantos. Dessa vez, toda uma estrutura cênica montada para celebrarmos a Páscoa, para recebermos as famílias, espaço reservado para as crianças, apresentações religiosas. E a comercialização do talento sergipano”, considerou.
Quem também está com boa expectativa de lucros para a Vila da Páscoa Iluminada é a artesã Kelly Alves. “Nós estamos aqui comercializando artes iluminadas, mostrando o que a gente tem de melhor na nossa arte. Nós estamos muito felizes e satisfeitos, porque estamos trabalhando cada dia para levar o nosso pão com essa oportunidade que é muito boa, não só para a gente, do artesanato, mas também para a economia solidária e para todos que estão aqui apreciando esse evento maravilhoso. Essa oportunidade é única, e eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado”, comemorou.
Atrações
A Vila da Páscoa conta com apresentações diárias de músicas cristãs, com 46 atrações musicais ao longo de 24 dias, das 17h às 23h, sendo uma oportunidade de celebrar a fé e a espiritualidade em um ambiente acolhedor. A Vila da Páscoa conta também com uma capela cenográfica, oferecendo um espaço para orações e reflexões. Além disso, espaços temáticos proporcionam uma imersão na atmosfera pascal.
O evento também contará com uma emocionante encenação ao ar livre da Paixão de Cristo, proporcionando momentos de reflexão e espiritualidade. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, a partir das 19h.
O contador Valdinei de Queiroz foi passear com a pequena Laura na região dos lagos e ficou encantado com a estrutura montada da Vila da Páscoa. “Está bem bacana, algo meio inovador e diferente. Traz alegria para toda a família nesta época do ano. O governo está de parabéns, está tudo bonito”, disse o contador, que pretender visitar o espaço outros dias com a família.
A funcionária pública Teresa Cláudia Faria Lopez, do Rio Grande do Norte, elogiou a iniciativa que une tradição e inovação, convidando sergipanos e visitantes a participarem de um momento especial, celebrando a Páscoa em um ambiente iluminado e acolhedor. “É uma ótima iniciativa, porque a gente está vendo que gera um movimento muito grande de pessoas e faz com que a gente conheça um pouco mais da cultura daqui do estado e se sinta mais acolhido”, revelou a turista.
Vila da Páscoa Iluminada
A Vila da Páscoa é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e Federação do Comércio do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), com apoio da Energisa, Brisanet e Projeto Tamar.