Por Joedson Telles
Desnecessário e beirando o ridículo ventilar notícia falsa evolvendo o governador Fábio Mitidieri e a sua presença na Argentina, para prestigiar seu time de coração, o Botafogo, na decisão da Taça Libertadores da América. O governador, que recebeu recomendações médicas para dar um tempo no trabalho, não apenas oficializou seu afastamento do Executivo à Assembleia Legislativa como também custeou todas as despesas da viagem com recursos próprios. Qual o pecado?
Ignorância, desinformação, maldade, interesse político… Qualquer que seja o motivo com o qual se tente persuadir os sergipanos que o governador agiu de forma errada se derrete diante do fogo da verdade: Fábio Mitidieri tem todo o direito de, a exemplo de outros botafoguenses, acompanhar o seu time, ao lado da família; repito, pagando tudo do próprio bolso.
O fato de estar como governador do Estado de Sergipe não deleta da sua mente emoções de sua vida pessoal. O político é um ser humano como outro qualquer. Tem necessidades e desejos. Vai ao banheiro e faz os números 1 e 2.
O político não deve, evidentemente, permitir que seus interesses pessoais prejudiquem o coletivo; e cato com uma lupa o “prejuízo” que Fábio Mitidieri trouxe para Sergipe da Argentina. Zero. Foi como se ele e sua família estivessem em Sergipe assistindo ao jogo em sua residência pela TV, como já aconteceu, certamente, em outros jogos.
A comunicação exige responsabilidade e excelência. É preciso refletir, antes de verbalizar qualquer pensamento. Descartar de pronto quaisquer inverdades contra quem quer que seja. Isso não apenas por precaução, temendo uma ação judicial por dano moral, mas também por honestidade com o coletivo e empatia com quem seria o alvo da fake news.
Quer criticar Fábio Mitidieri? Escolha um ponto de sua gestão que precisa melhorar – e sempre é possível melhorar – e faça a crítica com responsabilidade. Melhor ainda quando o juízo dá carona a uma solução viável para o problema apontado. Aí, sim, a coisa será feita de forma correta e em benefício de Sergipe. Mas ventilar o que o gato enterra é totalmente reprovável.
P.S. É conhecida a frase “em Sergipe, tudo se sabe”. E quem não sabe que o custo para levar a família à Argentina para ver um jogo de futebol é mixaria para o cidadão Fábio Mitidieri?