Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), para o ano 2020, que prevê um salário mínimo de R$ 1.040,00, que representa um aumento de 4,2%, igual da inflação. Para o deputado federal Fábio Henrique (PDT/SE), no entanto, esse reajuste não proporciona um ganho real no salário dos trabalhadores brasileiros.
Fábio Henrique defendeu que o salário mínimo fosse corrigido, além do reajuste da inflação, também pelo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), o que resultaria em um ganho real, conforme destaque apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Infelizmente esse destaque foi rejeitado e o governo está apenas repondo a inflação. Não há país que se desenvolva sem que melhore o poder de compra. Quem compra na feira, na bodega é quem ganha menos. Infelizmente, esses estão sendo prejudicados”, argumentou o deputado pedetista.
Para o deputado sergipano, foi um dia triste em que o Congresso Nacional negou o direito ao povo pobre de ter um reajuste real. Atualmente o salário mínimo é de R$ 998,00. “É importante que cada um desses parlamentares, quando chegar à sua base, tenha coragem de dizer ao trabalhador que negou o aumento. Não haverá recuperação da economia do país, não haverá geração de emprego se não houver o aumento do poder de compra do povo brasileiro. Essa é uma triste decisão dessa casa”, lamentou Fábio Henrique.
Enviado pela assessoria