Por Joedson Telles
O presidente do PDT e prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique de Carvalho, concederá uma entrevista coletiva, nesta quinta-feira, dia 7, às 7h30, para anunciar a posição do partido nas eleições de Aracaju, Socorro e São Cristóvão. É o tempo passando e as dúvidas caindo por terra.
Em Socorro, apesar de já ter anunciado seu apoio à pré-candidatura de Kleverton Siqueira (PDT), tendo a vereadora Maria da Taiçoca (PDT) como vice, Fábio Henrique deve mudar de ideia e aderir à pré-candidatura do ex-deputado estadual Zé Franco (PSDB), hoje uma realidade. Os dois conversaram na sede do PSDB, no último dia 6 de junho, na sede do PSDB, em Aracaju.
Fábio Henrique, mesmo sendo aliado do governador Jackson Barreto (PMDB), não tem como permanecer no grupo nas eleições 2016, já que o governador abraçou as pré-candidaturas do PC do B, em Socorro, com o deputado Padre Inaldo, e em Aracaju, com o ex-prefeito Edvaldo Nogueira. A postura do governador deixou Fábio Henrique livre e tranquilo para compor com Zé Franco, mesmo o tucano sendo oposição ao Governo do Estado.
Na entrevista coletiva, Fábio Henrique também deve confirmar a especulação e anunciar que estará apoiando a pré-candidatura do deputado federal Valadares Filho (PSB) à Prefeitura de Aracaju. Muito embora aliados do prefeito João Alves (DEM) estejam otimista quanto a uma decisão do PDT pelo palanque do DEM.
Por fim, Fábio Henrique acabará as dúvidas no tocante à eleição de São Cristóvão, onde seu irmão e ex-secretário de Estado do Turismo, Adilson Júnior, pode ou não encabeçar uma chapa para prefeito do município.
Fábio Henrique, que conseguiu se consolidar como liderança política, desde que deixou a Câmara de Aracaju para ser prefeito de Socorro, há oito anos, deixa a Prefeitura de Socorro no dia 31 de dezembro deste ano, e fica sem mandato por pelo menos dois anos. Planeja usar este tempo para consolidar um projeto que tem Brasília como foco.
Fábio Henrique cogita disputar uma das duas vagas que serão abertas para Sergipe no Senado Federal, em 2018, quando terminam os mandatos dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC). Todavia, a depender do quadro político, pode disputar uma vaga na Câmara Federal.
A ideia inicial de Fábio Henrique seria permanecer no bloco do governador Jackson Barreto e ter o seu apoio para a concretização do projeto 2018. Com Jackson distante, Fábio Henrique enxerga em outras lideranças a musculatura que precisa para somar às suas forças e garantir o êxito do seu projeto político.