Neste sábado, dia 9, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), demonstrou, mais uma vez, seu compromisso com a Saúde sergipana, ao acompanhar de perto pacientes que passaram por cirurgias eletivas do Programa Opera Sergipe.
Lançado em 22 de julho de 2023, o projeto visa ampliar a oferta desses procedimentos em todos os 75 municípios sergipanos, promovendo não apenas agilidade, mas também esperança e melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Desde seu início, o Opera Sergipe realizou 5.071 cirurgias em 74 municípios, atingindo um marco significativo na melhoria da saúde pública local. A etapa Aracaju, lançada em 7 de dezembro no Hospital e Maternidade Santa Isabel, contou com a participação de 237 pacientes, que foram devidamente cadastrados para suas cirurgias eletivas. Estima-se que, somente em Aracaju, o programa alcance 2.500 pacientes.
Ao cumprimentar os pacientes e desejar boa cirurgia, o governador Fábio destacou que o Opera Sergipe nasceu para proporcionar significativa agilidade para aqueles que enfrentam condições de saúde demandando intervenção cirúrgica.
“Este programa tem desempenhado um papel crucial. Quero expressar meu agradecimento e parabenizar a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES), especialmente o secretário-executivo Vinicius, representando o secretário Walter. Estamos dedicando esforços para concretizar esse projeto em nosso estado, reduzindo as filas na fase 1, como é o caso das cirurgias de hérnia e laqueadura. Essas intervenções, que hoje se tornam realidade, podem ser realizadas em até 60 dias, proporcionando aos pacientes um tempo significativamente menor”, expressou Fábio.
O secretário Executivo da Saúde, Vinicius Vilela, explicou que mesmo com a chegada da etapa do Opera Sergipe em Aracaju no Santa Isabel, o Hospital também atenderá aos pacientes de todo o estado que estiverem na fila. “O SUS é universal, a saúde é um direito de todos e dever do estado, e o Santa Isabel é um prestador que está na capital, mas que atende a outros municípios. Basta estar na lista do Opera Sergipe”, disse.
Ele também complementou que quem não tiver feito cadastro para o Opera Sergipe e necessita ter acesso ao programa, pode procurar um posto de saúde ou o próprio ambulatório do Santa Isabel. “Agora, mais um prestador foi credenciado, que é o hospital Santa Isabel, aqui na capital. Então, para o aracajuano que não tinha essa oportunidade de ter uma instituição aqui na própria capital pra poder fazer as suas cirurgias, acabou a espera”, frisou.
Primeira fase
Com um investimento de mais de R$ 56 milhões, a primeira fase do Opera Sergipe já proporcionou mais de cinco mil procedimentos, objetivando a diminuição do tempo de espera e o acesso qualificado e seguro aos serviços de cirurgias eletivas de média complexidade. O comprometimento do governo estadual em promover a saúde e o bem-estar dos sergipanos é evidente nesse esforço notável em ampliar e agilizar o atendimento médico.
O programa acontecerá em três fases, mas vale ressaltar que a etapa Aracaju ainda contempla a primeira, englobando procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade: histerectomia total; histerectomia com anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigástrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.
Dia esperado
Adrielle Santos Silva espera há cinco meses pela cirurgia de Laqueadura e, hoje, conseguirá fazer o procedimento tão aguardado. “É um sonho que eu não esperava que ia ser realizado tão rápido. Estou muito feliz, muito feliz mesmo, e muito grata por esse projeto maravilhoso. Por isso, só tenho a agradecer. Eu não conseguiria fazer uma operação assim tão rápida. Vai melhorar não só a minha vida, mas a vida de muitas pessoas”.
Já caminhoneiro Antônio César Gonçalves esperou ansiosamente na fila por um ano para realizar a cirurgia de hérnia. “Estou sentindo tanta emoção que estou até arrepiado. Nesses meses eu vinha sofrendo com dores, incapaz de trabalhar. Agora, me sinto realizado, vou voltar a ter uma vida normal. Agradeço a Deus por esse projeto e ao governador por essa oportunidade, que vai beneficiar a mim e a muita gente“.
Cadastro
Para se cadastrar no programa Opera Sergipe, o paciente deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, levando os documentos pessoais e o diagnóstico médico. O paciente será encaminhado para uma consulta com um cirurgião, que cadastrará, se necessário, o usuário no programa.
Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo Opera Sergipe, disponível nos sistema IOS e Android. O período de execução das cirurgias do Opera Sergipe ocorrerá dentro de um período de até 60 dias contados a partir do momento em que o cadastro do procedimento cirúrgico for inserido no sistema de regulação.