Informe publicitário
A tecnologia é importante aliada da educação, pois dinamiza o processo de ensino-aprendizagem permitindo que o aluno tenha acesso a informações e conteúdos educacionais de maneira mais rápida, eficiente e qualificada.
Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju lançou o Escola Tech, um pacote de investimentos em tecnologia educacional que equipará todas as 79 escolas da rede municipal com equipamentos tecnológicos de ponta, um avanço inédito na rede pública que vai garantir mais qualidade ao ensino ofertado pelas escolas municipais, mais segurança para a comunidade escolar e a inclusão digital dos alunos e de suas famílias.
Com o Escola Tech, a Prefeitura de Aracaju entregará um notebook com acesso ilimitado à internet e conteúdos educacionais embarcados para cada um dos 25 mil estudantes do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos; instalará displays interativos de 75” em todas as 800 salas de aula da rede municipal; bem como câmeras de reconhecimento facial, totens de identificação para registrar a presença dos alunos na aula e sistemas de inteligência artificial para aprimorar o trabalho de acompanhamento pedagógico dos alunos.
Secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu define o lançamento do Escola Tech como “um dia simbólico para a história da rede pública de ensino de Aracaju”. “Além dos notebooks educacionais, esse pacote de investimentos contempla a entrega de 800 painéis interativos para as salas de aula, com conteúdos embarcados para que os professores possam, de forma complementar ao quadro de giz, utilizar a ferramenta para trazer conteúdos mais dinâmicos, o reconhecimento facial dos estudantes que passa a substituir a chamada oral, a instalação de câmeras de identificação facial, ampliando a segurança nas escolas e um sistema de inteligência artificial que nos ajudará a elevar o nível de aprendizagem dos alunos. Ou seja, estamos revolucionando a educação da capital com o uso da tecnologia, dando um grande e importante salto”, destaca o gestor.
O diretor de tecnologia da Semed, Caio Davinis, ressalta que a entrega desse pacote de tecnologia contempla várias frentes da educação, desde a segurança de toda a comunidade escolar, o patrimônio público e também os pais e responsáveis dos alunos. Caio explica que o estudante segue um roteiro: entra na escola, se identifica através das câmeras aéreas de reconhecimento facial que vai disparar uma mensagem SMS para os pais ou responsáveis, que saberão o horário exato em que o filho chegou à escola.
“Ao entrar na sala de aula, o aluno vai fazer um movimento semelhante: será identificado com reconhecimento facial através de terminais que são ajustados e regulados de acordo com a altura deles, registrando a presença do estudante no diário eletrônico do professor. Quando o aluno senta na sua cadeira ele vai se deparar com outra frente de tecnologia que são os displays interativos, que basicamente são tablets de 75 polegadas que funcionam de forma integrada com os notebooks que os alunos estão recebendo”, detalha o diretor de tecnologia.
Processo de adaptação
Com a implementação do Escola Tech, as escolas municipais de Aracaju estão passando por um processo de adaptação. Para implementar esse pacote de tecnologia educacional, a Secretaria Municipal da Educação promoveu capacitação para os professores voltada à utilização desses novos equipamentos disponibilizados em sala de aula. Professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, Israel Santos diz que a tecnologia chegou para transformar e qualificar ainda mais o ensino na rede municipal.
“Esse programa tem um valor extremo para nós professores. Estamos passando pelo processo de adaptação e já posso dizer que é um recurso fantástico, que já está nos ajudando e contribuindo para melhorar ainda mais o ensino na rede. Nós recebemos algumas formações antes do programa ser implementado, justamente para que ao chegar à sala de aula já pudéssemos aplicar esses recursos tecnológicos. Essa iniciativa mostra que a gestão tem investido na educação e reconhece a importância de qualificar o ensino”, afirma o professor.
A professora Ariane Maiara da Silva, que trabalha na Emef Anísio Teixeira, avalia que os recursos tecnológicos do Escola Tech facilitam o aprendizado dos alunos. “Agora as aulas ficaram mais atrativas e interativas, porque os alunos conseguem participar ativamente, vir ao quadro e fazer as atividades junto comigo. Eu consigo trazer e apresentar diversas figuras geométricas apenas com um clique na tela. Os estudantes estão o tempo todo conectados através do celular, então esta é uma oportunidade de aliar a tecnologia à educação, mostrar que usando da forma correta nós conseguimos transformar a educação”, diz Ariane.
Aluno da Emef Anísio Teixeira, Ravi Mateus Menezes Gois, 13 anos, conta que gostou bastante das novidades que encontrou em sala de aula ao iniciar o ano letivo 2024. “Isso nos ajuda a estudar e dá mais vontade de vir para a escola. Em breve, eu estarei no ensino médio, onde vou precisar escolher minha profissão, e ter contato com a tecnologia já de agora ajuda nesse processo de escolha. Eu já pensava em robótica como opção e agora estou ainda mais empolgado”, afirma.