09/10/2015 10:02h Comente
Dois projetos de autoria do deputado estadual Padre Inaldo (PC do B) tiveram aprovação nas sessões extraordinárias desta quinta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. O primeiro foi o projeto de lei de nº 39/2015, que torna as procissões penitenciais de devoção à Paixão de Cristo, que ocorrem na Semana Santa, no município de Nossa Senhora das Dores, Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe. O segundo projeto de lei de nº 40/2015, institui a “Semana Estadual do Hip Hop”.
Para o parlamentar, a aprovação dos projetos foi uma grande vitória. “Estou muito satisfeito com a aprovação, já que esses projetos são frutos de reivindicações de movimentos que contribuem para a transformação social da comunidade em que eles atuam. Para o movimento do Hip Hop, que prega uma cultura de paz e participação política, a instalação da Semana Estadual irá representar uma afirmação e valorização do trabalho que eles desempenham. Já para a comunidade de Nossa Senhora das Dores, que possui moradores tão fervorosos e calorosos, esse título irá evidenciar ainda mais a sua cultura”, ressaltou.
Entidades
Anderson Passos ‘Hot Black’, presidente estadual da Nacão Hip Hop Brasil, ficou muito feliz com a notícia. “O Hip Hop já existe sem o aparato da lei. Porém, a lei vem para rubricar o que nós já sabemos, que o Hip Hop é muito mais que uma expressão artística. É uma ferramenta de transformação social”, disse.
Hot Black explicou que, nos últimos doze anos, tem se construído uma compreensão de como o Hip Hop poderia ocupar espaços importantes na sociedade. Sobretudo, através da discussão de políticas públicas na periferia. Para ele, a Semana Estadual do Hip Hop simboliza um mecanismo contra a violência, na medida em que prega uma cultura de paz.
“Quero agradecer ao deputado Padre Inaldo por ser corajoso e levar este assunto para à Casa Legislativa. Ele já é um parceiro dos movimentos de periferia e recebe todo clamor e o agradecimento da família hip hop Brasil de Sergipe e consequentemente, os estados em que nós temos base”, afirmou.
Da mesma maneira, agradeceu Ari Pereira de Souza, presidente do Projeto Memórias de Nossa Senhora das Dores. “A comunidade dorense está grata por ter esse reconhecimento. Por meio do Projeto Memórias, nós estamos há muito tempo nessa luta. Dores é a única cidade do Brasil em que na Semana Santa são realizadas quatros procissões. Foi uma vitória e a gente só tem a agradecer ao deputado Padre Inaldo, o interlocutor desse movimento, a Academia Dorense de Letras e o professor Bittencourt pelo apoio”, disse.
Ari Souza acrescentou que o título será um presente para a cidade que fará aniversário no próximo dia 30 de outubro. Além disso, eles utilizarão o título na época em que a cidade receberá a Tocha Olímpica em maio de 2016. “Seremos umas das cinco cidades sergipanas a receber a Tocha Olímpica, e já vamos utilizar esse título para promover ainda mais a nossa cidade”, informou.