Em apenas dois dias – segunda e terça-feira – a Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), completou as vagas destinadas às inscrições para o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Foram ofertadas 145 vagas distribuídas em seis turmas, sendo 25 vagas para os módulos I, II e IV e 20 para turmas do módulo III. A procura foi tanta que uma lista reserva, com mais de 50 candidatos, foi formada a espera de possíveis desistências.
“As inscrições prosseguiriam até o dia 5 de fevereiro, porém, devido à grande procura, fomos obrigados a encerrar nesta terça”, diz o secretário da Educação, Jorge Carvalho.
O curso de Libras é voltado para professores, pessoal da educação e comunidade em geral. As aulas têm previsão de início no dia 23 de fevereiro condicionado ao número mínimo de 20 participantes por turma.
Os módulos I, II e IV acontecerão no Centro de Qualificação de Pessoal (PQP). Já as aulas do módulo IV ocorrerão no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed. ‘Os horários de cada módulo e informações adicionais estão disponibilizadas no sítio (cassergipe.blogspot.com).
Centro Capacitação
O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez é vinculado à Divisão de Educação Especial (Diesp) e tem por objetivo promover institucionalmente a formação adequada de profissionais da educação, para atendimento às pessoas com surdez, numa dimensão educativa e sócio-cultural, viabilizando o desenvolvimento pleno das potencialidades das pessoas com surdez.