No início da tarde dessa quinta-feira, 10, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, João Paulo Sobral, recebeu na sede da Prefeitura de Aracaju representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana de Sergipe (Sindelimp) para discutir a situação dos funcionários da Empresa Torre, que deixa de ser responsável pela coleta de lixo da capital. A partir de amanhã a Empresa Cavo Saneamento e Serviços, que faz parte do grupo Estre, assume os trabalhos.
O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), João Paulo Sobral, explica o motivo do encontro entre os órgãos. “Teve um pedido assim que houve a abertura das propostas, a diferença de preço ficou gritante. Mensalmente a prefeitura vai economizar aproximadamente 2 milhões de reais com a nova empresa. Assim que houve o resultado, o prefeito convocou os representantes legais da nova empresa para fazer um pedido e na verdade determinou que todos os funcionários da Torre que forem demitidos seja contratados pela Cavo, para não haver o desemprego aqui no nosso município”, explica João Paulo.
O presidente do Sindelimp, Rayvanderson Fernandes, diz que o objetivo da reunião foi solicitar junto à prefeitura que os trabalhadores de limpeza da Torre sejam contratados pela nova empresa. “Essa reunião foi de grande importância, até para confortar o trabalhador, através dessa reunião que fizemos agora com o presidente da Emsurb e representante da nova empresa, clamamos que realmente absorvesse todos os trabalhadores e na presença do presidente da Emsurb eles concordaram com essa situação. Todos os trabalhadores que serão demitidos, serão migrados para a nova empresa, pelo fato de serem trabalhadores experientes que já conhecem o serviço”, diz.
O vice-presidente do Sindelimp, Anderson Vidal, destaca que todos saíram satisfeitos com o resultado da reunião. “Nessa reunião deu tudo certo, o presidente João Paulo chamou a empresa para a gente discutir com os trabalhadores e a empresa se comprometeu em nome do prefeito João Alves Filho. A Torre liberando os trabalhadores, porque eles ainda são funcionários da Torre, eles irão contratar os funcionários. Fizemos uma ata para deixar isso certo e graças a Deus deu tudo certo, o nosso contato agora será com a Torre”, afirma.
O advogado do Sindelimp, Felipe Almeida, enfatiza que a reunião foi muito importante para todos os envolvidos. “Esse encontro foi bastante importante no sentido de que dona Maria do Carmo, o prefeito, o presidente da Emsurb e os representantes da empresa vencedora desse processo garantiram a manutenção de todos os funcionários que estavam fichados ou não pela Torre, eles vão absorver todos esses trabalhadores e se comprometeram intermediar quanto ao pagamento das verbas rescisórias”, concluiu.
O gerente regional de Operações da Estre, Guilherme Schneider, tranquiliza os agentes. “A empresa quer absorver 100% dos funcionários que hoje estão trabalhando”, sinaliza.
Enviado pela PMA