Um balanço feito na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), aponta para o aumento de 17% no número de empréstimo de livros em 2014, comparado ao ano anterior. Foram contabilizados, em 2013, 3.637 empréstimos; já no último ano, foram 4.268 solicitações atendidas.
A reorganização do espaço cultural, que agora dispõe de banco de dados capaz de viabilizar pesquisas via internet e a disponibilidade de serviço wifi foram uns dos fatores que impulsionaram o aumento de empréstimo de livros. Além disso, o trabalho de divulgação também tem servido como incentivador da prática da leitura, uma vez que os cidadãos têm entendido que para escrever bem é preciso também ler bastante.
Ao realizar o empréstimo de livros do Acervo Circulante, o usuário da biblioteca pode usufruir de até três livros por até 14 dias, sendo passível de renovação por mais 14 dias. Romances, contos, crônicas, poesias da literatura brasileira e estrangeira, além de livros técnicos da área de Direito e de autores sergipanos correspondem ao setor.
Ficha cadastral
O cidadão que deseja realizar empréstimos na BPED deverá se dirigir ao espaço, localizado na Rua Dr. Eduardo Leite, s/n, bairro 13 de Julho, e apresentar um comprovante de residência atualizado e um documento original com foto para preenchimento da ficha cadastral. Os usuários menores de 16 anos deverão, além dos desses itens, apresentar um certificado assinado pelos pais. Mais informações podem ser adquiridas através do (79) 3179-1907.