A prefeita de Aracaju, Emília Côrrea (PL), afirmou, durante entrevista concedida para o programa Metropolitana News, na manhã da quarta-feira, dia 12, que qualquer empresa que não fizer a troca dos ônibus com idade acima de 12 anos de uso será excluída do Sistema Integrado de Transporte Público da Grande Aracaju.
A prefeita destacou que as exigências estão previstas no Decreto Municipal 8.042, que determina a retirada de circulação de ônibus com mais de 12 anos de uso. De acordo com a gestora, o decreto tem o mesmo poder de lei, e a empresa que não atender às exigências do decreto será substituída por outra que possa cumprir o que diz o decreto.
“A Progresso ou qualquer outra empresa que não cumprir as exigências estará fora. Não há negociação quando se trata do direito da população a um transporte digno. O contrato prevê essa obrigação, e vamos fazer cumprir. Caso a empresa não atenda às determinações, nós vamos colocar outra no lugar”, afirmou Emília Corrêa.
A gestora explicou que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) será responsável pela fiscalização dos veículos e que esta fiscalização será rigorosa.
Outra informação confirmada pela prefeita é que 180 ônibus que fazem parte o transporte coletivo de Aracaju têm a vida útil acima de 12 anos, e, automaticamente, já estão fora do sistema de transportes. “Esses veículos já estão sendo substituídos por outros e, a partir da próxima semana, esses novos ônibus já circularão pela cidade”, finalizou a prefeita Emília Côrrea.