Por Joedson Telles
Ao comentar as críticas que está recebendo por conta de uma pesquisa encomendada pelo Cidadania sobre a preferência do eleitor no tocante às eleições para prefeito de Aracaju, o senador Alessandro Vieira, presidente da legenda em Sergipe, afirmou que a imprensa séria e livre é um dos pilares da democracia. Já a disseminação de notícias falsas e desinformação – enfatiza o senador -, pelo contrário, são ferramentas dos mesmos poderosos de sempre para corromper a democracia. “Sergipe é um estado pequeno, onde todos se conhecem.”
“Os reiterados ‘equívocos’ em pesquisas, a exemplo de Rogério Carvalho, em 2014, Dr. Emerson, em 2016, e eu mesmo e novamente Rogério, em 2018, motivaram a busca por alternativas. Os preços de Institutos de renome nacional são proibitivos. A alternativa encontrada foi formalizar a atividade do grupo que já fazia pesquisas para consumo interno e que conta com a nossa total confiança”, explica.
De acordo com Alessandro, todo o processo de registro foi feito, os dados são públicos e o pagamento não foi feito com recursos de fundo partidário, mas sim da conta recursos próprios, ou seja, contribuições de filiados e parlamentares. “Os números da pesquisa são coincidentes com várias outras produzidas para consumo interno. A eventual insatisfação de quem não constou na pesquisa ou não gostou dos números tem remédio simples: faça, registre e publique outra pesquisa. No mais, segue o jogo democrático. Não é fácil enfrentar e derrotar um sistema corrupto instalado há décadas no poder. Isto exige coragem, competência e persistência, qualidades que nosso grupo tem de sobra”, diz.