Próxima segunda-feira, dia 28, o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas visita Sergipe para assinar acordo de cooperação técnica do Programa de Apoio à Modernização da Gestão da Previdência Social (Propev) com o governador em exercício, Belivaldo Chagas. A solenidade ocorrerá no Palácio dos Despachos, às 14h30.
O acordo formaliza a participação do Estado no Propev e prevê a aplicação de R$ 4 milhões para a realização do censo funcional dos servidores. Com o censo, a base cadastral será modernizada, fazendo com que o cálculo atuarial apresente dados mais próximos à realidade. Hoje, o Sergipeprevidência possui 28.211 aposentados e pensionistas, o que representa 1,28% da população e equivale a 11% da receita corrente líquida dos cofres estaduais.
A segunda fase do programa será financiada com recursos da União, parte deles provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Na ocasião, também serão assinados outros documentos como termo de cooperação entre o Sergipeprevidência e o Banese para realização do ‘Prova de Vida’; protocolos de intenção com a Caixa e Banco do Brasil para avaliação de imóveis e convênio com a Procuradoria Geral do Estado para implantar o Núcleo de Precatórios do Sergipeprevidência.
Prova de Vida
Projeto objetiva comprovar a existência dos beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O recadastramento será realizado no mês de aniversário do beneficiário, seja ele aposentado ou pensionista.
O resultado da comprovação trará uma melhora significativa na qualificação dos pagamentos realizados pelo Sergipeprevidência, como também, atualização dos dados cadastrais.