O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) realizou, nesta quinta-feira, dia 26, palestra no Seminário de Inovação e Tecnologia do Congresso de Prefeitos, que ocorre em Florianópolis (SC). Em sua apresentação, ele abordou o Planejamento Estratégico e a Gestão Inteligente em Aracaju. O evento, uma iniciativa da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), reuniu dezenas de prefeitos, vereadores, empresários e dirigentes de instituições públicas e privadas.
“Esta foi uma grande oportunidade de expor o que temos realizado em Aracaju desde que chegamos à Prefeitura em 2017. Mostrei a importância do Planejamento Estratégico e de que forma atuamos na reconstrução da cidade. Fico muito feliz de ver que o nosso trabalho tem sido modelo para outras cidades e pode auxiliar outros gestores a encontrarem os melhores caminhos para melhorar a vida de seus municípios. Na Prefeitura de Aracaju, temos trabalhado com bases e objetivos muito sólidos, o que tem nos permitido avançar de maneira consistente”, destacou o prefeito.
Na apresentação, Edvaldo explicou os motivos que o levaram a optar pelo Planejamento Estratégico como mecanismo de gestão. “Encontramos um quadro de muita dificuldade, por isso precisávamos analisar cada questão e assim encontrar as soluções necessárias. Tínhamos que lidar com equilibrar adequadamente as urgências e as ações para o futuro, num cenário de escassez de recursos. Com planejamento e alinhamento estratégico, temos obtido muitas vitórias”, frisou.
O prefeito ainda abordou o uso da tecnologia na Prefeitura de Aracaju para melhorar a prestação dos serviços públicos. “A tecnologia só tem sentido se trouxer melhorias para o cidadão. É a partir deste entendimento que temos transformado Aracaju numa cidade inteligente, como a implantação da matrícula online, do Prontuário Eletrônico, da plataforma AJU Inteligente, da semaforização inteligente, do videomonitoramento para a segurança, entre outras ações”, destacou o prefeito.
O evento
Com o tema “Inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal”, o evento deste ano foi formatado em três eixos de debates: “Conversas de Impacto e Inovações”; “Cidades em Rede e Redes de Inovação”; e “Gestão Eficiente”. A programação do evento priorizou os temas que tratam de tecnologia e inovação, para agregar eficiência na prestação de serviços pelos municípios e promover a troca de experiências bem-sucedidas entre os gestores.
Grandes temas como a Reforma da Previdência e Tributária, Pacto Federativo, cenários econômicos, reestruturação de programas nacionais, leis e normativas também entraram em pauta nos debates do evento que se iniciou na última terça-feira, dia 24.