Ao longo do ano, diversas festas e eventos são realizados em espaços públicos da capital. De modo a otimizar as ações de limpeza e garantir uma cidade agradável aos aracajuanos e turistas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mobiliza equipes de agentes de limpeza para garantir que as áreas públicas fiquem limpas logo após o encerramento dos eventos
De acordo com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, o recolhimento de resíduos sólidos após o encerramento das festas em espaços públicos é um trabalho essencial para manter a cidade limpa e garantir mais qualidade de vida para os aracajuanos e satisfação aos turistas. Ele destaca que essa atuação quase sempre começa ainda nos dias que precedem os eventos e continua durante e após, com mutirões de limpeza.
“Esse trabalho programado serve não apenas para garantir que o público curta a festa com comodidade e que se sinta bem, como atinge também aqueles que não deixam de usufruir dos espaços públicos onde acontecem essas grandes festas. Um bom exemplo é o Pré-Caju, em que o alinhamento das equipes durante todo o período do evento garante celeridade na conclusão dos serviços e permite que a Orla da Atalaia esteja pronta para receber, seja quem vai brincar nos trios, ou os turistas e demais sergipanos que aproveitam as áreas de lazer presentes por lá”, explica o gestor.
Réveillon, Projeto Verão, Rasgadinho, Forró Caju e Pré-Caju são alguns dos eventos realizados pela Prefeitura de Aracaju, ou pela iniciativa privada com o apoio da administração municipal. Nas duas semanas antes do Projeto Verão 2023, por exemplo, dez equipes de limpeza atuaram em regime de mutirão, sendo cada equipe composta com 11 agentes para reforçar a limpeza da região da Orla da Atalaia.
O gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia, explica como se dá a logística de limpeza das áreas públicas que recebem eventos, sempre integrando também as regiões de acesso, como ruas e avenidas do entorno. Ele ressalta que o trabalho antecipado é feito em regime de mutirão, contemplando não só a área da festa, mas todo o bairro onde ela acontece, indo do macro para o micro, finalizando na área onde acontece o evento.
“Durante as festividades, equipes realizam os repasses e logo após o final da festa, uma grande força-tarefa é montada para assegurar que toda a área esteja limpa com o máximo de brevidade, fazendo uso ainda de maquinários que otimizam a retirada dos resíduos e asseguram a lavagem dos espaços e de banheiros químicos ofertados. É válido mencionar que a Emsurb também disponibiliza meios para que o público faça o descarte correto, através dos contentores, montados em formato de ilhas, caixas estacionárias e estações de entrega voluntária de resíduos sólidos, os ecopontos”, afirmou.
Reciclagem
Em relação à limpeza em áreas de eventos, uma das novidades implementadas pela Prefeitura de Aracaju neste ano foi o Forró Caju Recicla, iniciativa sustentável que facilita a logística dos catadores, de modo a garantir a destinação correta dos materiais reutilizáveis concentrados nas áreas interna e externa da praça Hilton Lopes. Na ocasião, a Emsurb instalou um contêiner no estacionamento do Terminal do Mercado, com finalidade de receber as embalagens de alumínio recolhidas pelos catadores de materiais reutilizáveis.
Por meio desta ação, os trabalhadores tiveram a oportunidade de realizar a entrega imediata dos resíduos durante os dias de shows, e já saíram com o seu retorno financeiro. A novidade foi realizada por meio de uma parceria da Emsurb com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Recicláveis de Aracaju (Care) e com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).