O prefeito Edvaldo Nogueira reassumiu, na manhã desta segunda-feira, 20, o comando da administração municipal. Ele esteve fora do país na última semana, quando participou do 5º Congresso Mundial sobre Cidades Inteligentes, em Barcelona (Espanha), como membro da delegação brasileira, a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que arcou com os custos da viagem. Neste período, a vice-prefeita Eliane Aquino geriu a prefeitura.
“Participei em Barcelona do maior e mais importante evento sobre Cidades Inteligentes, oportunidade na qual pude conhecer experiências bem-sucedidas em várias áreas, como mobilidade, limpeza pública, além de discutir sobre o uso da tecnologia na administração pública, para melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. Este tema, inclusive, foi bastante abordado durante a minha campanha, quando propus torna Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa. Pude perceber que estamos no caminho certo: estamos resolvendo os problemas do presente, mas também preocupados em preparar Aracaju para o futuro”, afirmou Edvaldo.
Além do Congresso, Edvaldo pode apresentar Aracaju e suas potencialidades, durante o “Foment del Treball”, iniciativa da principal entidade de representação empresarial da Catalunha. Lá, ele expôs a mais de cem empresários como tem gerido Aracaju e destacou projetos na área de Mobilidade Urbana e Iluminação Pública. “Aos empresários catalães, disse que aqueles que investirem no Brasil serão os que terão maiores chances de avançar quando houver a retomada do crescimento. Aracaju está aberta aos investimentos”, disse o prefeito.
A exposição feita por Edvaldo foi elogiada presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, Javier Mirallas. “Muito obrigado por compartilhar conosco parte do excelente trabalho que vem realizado na prefeitura de Aracaju”, escreveu Mirallas, que ainda completou: “espero que o encontro tenha sido proveitoso e que sirva para estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a Catalunha”.
Como parte da programação da viagem, os prefeitos brasileiros visitaram também o Transporte Metropolitano de Barcelona, além do Ecoparc, uma instalação ambiental dedicada ao tratamento dos resíduos sólidos, que se mantém a partir de uma parceria público-privada. Os prefeitos ainda conheceram o projeto Barcelona Activa e 22@ (o Distrito da Inovação), através da qual o governo de Barcelona recuperou áreas degradadas da cidade. Eles se encontraram com a cônsul geral do Brasil em Barcelona, Maria Elisa Berenguer.
A transmissão do cargo foi acompanhada pelos secretários Carlos Cauê (Governo), Luciano Correia (Comunicação), Jefferson Passos (Finanças), Cecília Leite (Educação) e Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), além do chefe de gabinete do prefeito, Renato Teles.
Enviado pela assessoria