Em mais um dia de visitas aos bairros de Aracaju, o pré-candidato a prefeito de Aracaju pelo PC do B, Edvaldo Nogueira, participou, na noite da última segunda-feira 16, de um encontro com moradores do Residencial Jardim Santa Maria, que relataram o descaso e o abandono da região por parte da administração do prefeito João Alves Filho (DEM). A comunidade denunciou a cobrança indevida do IPTU, o que assustou Edvaldo, uma vez que, durante a sua gestão, os imóveis da área tinham ficado isentos do imposto.
Segundo Dona Maria Acácia Oliveira dos Santos, de 66 anos, moradora há quatro anos no residencial, a falta de serviços básicos tem dificultado tanto a vida das pessoas que muitos moradores têm pensado em ir embora. “Estamos vivendo uma situação muito complicada porque a Prefeitura de Aracaju nos esqueceu. Sou muito grata a Edvaldo Nogueira pela casa que consegui. Antes morava de aluguel. Tenho a esperança que ele possa voltar para a prefeitura e terminar aquilo que ele começou a fazer na nossa comunidade”, comentou.
O eletricista Vinicius Santos de Araújo, de 30 anos, reforçou a reclamação. “Aqui nos sentimos abandonados. A prefeitura só quer saber de cobrar IPTU e não realiza nada. É um absurdo. Não temos nem os serviços básicos. Nossa esperança é que Edvaldo possa fazer a diferença. Temos que colocar quem já conhece a realidade da região e quem já trabalhou pela população mais carente. Sabemos que ele deixou recursos e que o prefeito João Alves não deu continuidade. Espero que Edvaldo possa voltar e realizar as obras que tanto precisamos”, disse.
Para a empregada doméstica Maria Aparecida dos Santos, de 51 anos, “o encontro com Edvaldo trouxe alento para a região”. “Quando soube que Edvaldo viria não pensei nem duas vezes e vim prestigiar porque lembro do bom trabalho que realizou. Edvaldo foi um bom prefeito. Todos aqui do residencial agradecem pela moradia”, recordou.
Segundo o líder comunitário da região e pré-candidato a vereador pelo PC do B, Edjan Cruz, “a comunidade clama por melhorias e justiça social”. “Não temos nada aqui. Falta segurança, posto de saúde, agentes de saúde, escola, creche. Não temos nem mesmo uma praça para levar nossas crianças. A estrada que dá acesso é péssima e não oferece condições”, relatou.
“É um sonho dá casa própria que virou realidade, mas que precisa ainda me muita coisa. Por isso, estamos engajados para lutarmos por melhores condições para nossa comunidade. E Edvaldo Nogueira é a esperança que volta a pairar nos nossos corações, não só nós, moradores do residencial, mas como de todo o bairro Santa Maria. Acreditamos nele pela história de luta e pelo trabalho sério que desempenhou em prol da população de Aracaju. Ele merece nossa confiança e nosso apoio”, declarou Edjan.
Edvaldo ouviu atentamente o relato dos moradores e fez uma breve explanação do trabalho que desenvolveu na comunidade. “Tenho uma satisfação enorme em visitar as comunidades de Aracaju pois aonde quer que eu ande, me deparo com obras que, eu e Déda realizamos e que mudaram a vida de tantas pessoas. Lembro muito bem quando entreguei as casas no residencial Jardim Santa Maria. Na época, 11 de novembro de 2011, foram entregues 281 casas que tiraram pessoas de condições de moradias inadequadas e insalubres e devolveram a dignidade e o sonho de ter uma casa própria”, afirmou.
O pré-candidato do PC do B ressaltou que deixou recursos assegurados para a continuidade das obras no bairro. “Deixei recursos para o prosseguimento das obras de infraestrutura na comunidade e de toda região do Santa Maria e 17 de Março. Recursos que previam a construção de creche, escolas, posto de saúde, maternidade, praças, entre outros. Infelizmente, a atual gestão não deu continuidade e as pessoas estão sofrendo sem essas obras. E para completar, os moradores estão sendo cobrados na taxa do IPTU, fato que isentei enquanto ainda era prefeito. É lastimável o que os moradores estão passando”, lamentou.
Enviado pela assessoria