Pensando em acabar as filas nas escolas municipais para a garantia da matrícula, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), e a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, lançaram, na manhã desta terça-feira, dia 27, a “Matrícula Online da Cidade”, o que democratiza o acesso e moderniza o processo. O projeto, inserido no Planejamento Estratégico da gestão, é mais um passo na construção da Cidade Inteligente.
“Hoje, a Aracaju Inteligente, que queremos, começa a ganhar forma e conteúdo. O lançamento da Matrícula Online é um passo muito importante neste processo. Vai facilitar a vida das mães e pais dos alunos. Agora, através do telefone celular e do computador, será possível fazer a matrícula das crianças. A gente acaba com as filas e o sofrimento de quem passava vários dias à espera de uma vaga. Acabou a via crucis da matrícula de Aracaju”, afirmou o prefeito.
De acordo com Edvaldo, com o sistema de acesso totalmente informatizado, a rede de ensino também colherá mais informações sobre os seus alunos, desde os dados referentes à Educação, bem como as condicionantes relacionadas ao benefício do programa Bolsa Família e informações sobre o calendário de vacinação. “Estou muito feliz, por este momento importante. É o primeiro passo de um salto grande. Cidade Inteligente é exatamente o que estamos fazendo ao usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou.
O lançamento da Matrícula Online é o resultado de um ano de trabalho na Secretaria da Educação, a partir das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico de Aracaju. O projeto de Modernização Tecnológica e Educacional foi desenvolvido para se iniciar com o novo processo de matrícula. Com o convênio firmado entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado para compartilhamento de fibra ótica, o projeto pode ser viabilizado. A matrícula se dará pelo portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline.
“Não teremos mais tumulto na frente das escolas. Ao acessar o portal, os pais já saberão a quantidade de vagas de cada escola. Será tão fácil quanto um clique. Não haverá mais as longas filas, nem a venda de vagas, como já ocorreu no passado. Além disso, caso a mãe e o pai não consigam a vaga pelo nosso sistema online, a Secretaria da Educação se responsabilizará por garantir o acesso do aluno”, informou a secretária Cecília Leite.
A matrícula dos alunos se inicia nesta terça-feira, primeiro para os alunos que já fazem parte da rede e que se manterão nas mesmas unidades, situação para a qual será necessário apenas que estes estudantes confirmem a permanência. A partir do dia 19 de março, começa de fato o processo de Matrícula Online, com a Transferência Interna, para quem já é aluno da rede e deseja mudar de escola. Em seguida, no dia 26, começam as matrículas para novos alunos.
Enviado pela assessoria