O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) iniciou a segunda etapa da missão oficial na China, no último sábado, dia 23. O gestor da capital chegou à cidade de Yantai para participar do Fórum Mundial de Cidades Irmãs e da Conferência de Dirigentes de Províncias e Estados Irmãos, que ocorrerão nesta segunda-feira, dia 25.
Ao chegar à cidade, Edvaldo foi recepcionado no palácio de Shandong pelo secretário do Partido Comunista Chinês de Yantai, Jiang Cheng, e pelo vice-prefeito Zhang Zhixin. A programação deste sábado também incluiu diversas visitas às instalações de empresas automobilísticas, de tecnologia, e a um estaleiro especializado em construção de plataformas de petróleo.
“Chegamos hoje a Yantai para mais um momento importante da nossa viagem. Nesta segunda etapa, fortaleceremos ainda mais a nossa relação com esta cidade, que é considerada como uma das maiores metrópoles da China, e com a qual firmamos um acordo de irmandade este ano. Teremos uma vasta agenda nos próximos dias, estreitando ainda mais os laços entre Aracaju e Yantai, e dando passos significativos no nosso convênio, abrindo as portas da nossa capital para futuros investimentos”, destacou Edvaldo.
Ao enfatizar a relevância do acordo firmado com a cidade chinesa, o gestor lembrou também a visita que a delegação de Yantai fez a Aracaju, abrindo novas perspectivas para Sergipe. “A presença da delegação, liderada pelo secretário do Partido Comunista Chinês em Yantai, Jiang Cheng, em julho, na nossa cidade, nos mostrou que, de fato, poderemos construir uma relação profícua. Aracaju e Sergipe despertaram o interesse dos governantes de Yantai e este é um sinal muito positivo para que parcerias econômicas, culturais e no turismo sejam estabelecidas. Portanto, buscaremos nos próximos dias os caminhos para que isso aconteça”, reiterou.
Edvaldo agradeceu, ainda, a “grande receptividade” à comitiva de Aracaju. “Fomos recebidos de forma muito calorosa, o que nos deixou muito felizes, pois, aqui, estamos abrimos um novo momento nesta relação bilateral. A parceria Brasil e China é fundamental não apenas para os nossos países, mas para o mundo inteiro. E para nós, é de grande importância que essa relação, entre os dois países, também reflita nas cidades, como está acontecendo com Aracaju e Yantai. Temos nos esforçado muito para melhorar, cada vez mais, a nossa cidade, para que ela se desenvolva e vença suas dificuldades. Tenho certeza de que essa relação fraterna, de cooperação mútua, será fundamental para alcançarmos o nosso objetivo”, afirmou Edvaldo.
Programação
A programação da delegação de Aracaju em Yantai teve início com a recepção dos governantes locais. Logo após, eles seguiram para uma série de visitas às empresas sediadas na cidade. O grupo conheceu as instalações de uma fábrica de automóveis, onde viram como se dá a concepção de motores e sistemas de transmissão para veículos. Depois, seguiram para uma fábrica de equipamentos e robôs industriais.
Logo após, Edvaldo e a delegação visitaram o CIMC Raffles, um estaleiro especializado na construção de plataformas de petróleo que já produziu plataformas para a Petrobrás. “Foram visitas extremamente importantes. No estaleiro, por exemplo, pudemos ver que já existe uma relação com a Petrobras e isso nos dá uma perspectiva ainda maior. Vamos trabalhar para que essa relação se aprofunde, buscando construir parcerias tanto na área industrial, como nas áreas comerciais, e em outras também”, completou Edvaldo.
A primeira dama Danusa Silva e o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, acompanharam as agendas.