O prefeito Edvaldo Nogueira celebrou, neste domingo, 31, a chegada do ano novo em meio a um público de mais de 100 mil aracajuanos e turistas, na segunda noite da programação do Réveillon 2024, a tradicional festa da virada promovida pela Prefeitura de Aracaju na Orla da Atalaia. De maneira inovadora, esta edição teve dois dias seguidos de programação, contando com dez atrações musicais e mais de 14 horas de shows. “Fizemos o maior réveillon da história de Aracaju”, comemorou o gestor.
De acordo com Edvaldo, a população aracajuana tem vários motivos para celebrar a chegada de mais um ano. “Primeiro, porque Aracaju está cada vez mais bonita, mais organizada, quem chega aqui fica encantado com a nossa cidade, que está crescendo, se desenvolvendo. Por isso mesmo tivemos aqui, nesses dois dias de programação, mais de cento e cinquenta mil pessoas, que se reuniram aqui na praia da Atalaia para comemorar o novo ano que acaba de chegar. Fizemos uma festa plural, democrática, com ritmos variados, para todos os públicos, fizemos o maior réveillon da história da nossa cidade”, celebrou o prefeito pouco antes de fazer a contagem regressiva para o primeiro dia de 2024.
Ainda conforme o gestor da capital, 2023 foi um ano de conquistas históricas para a cidade de Aracaju, “um ano de muitas vitórias” a partir do trabalho da Prefeitura. “Hoje é um dia de agradecer por tudo que vivemos em 2023, e também de pedir a Deus que 2024 seja um ano muito melhor. E eu tenho certeza que vai ser um ano de paz, de amor e de cada vez mais progresso para a nossa cidade. Que continuemos avançando nesse projeto de cidade de resultados bastante efetivos para a melhoria da qualidade de vida da nossa população, para deixarmos a nossa capital ainda mais bonita”, ressaltou.
Secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga destacou a importância do Réveillon 2024 de Aracaju para o aquecimento de diversos setores do turismo local. “É um evento que gera emprego e renda. A cidade está cheia de turistas. Os hotéis lotados, as pousadas estão lotadas, é uma verdadeira festa diferenciada. Temos orgulho de dizer que Aracaju tem uma grande festa de Réveillon. Temos levado o destino Aracaju para vários Estados, promovendo os nossos atrativos, e estamos colhendo os frutos, com a cidade repleta de turistas”, frisou.
Para o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a festa da virada na Orla da Atalaia foi “sucesso total” no quesito tranquilidade, resultado do trabalho integrado da Prefeitura de Aracaju e órgãos do Governo do Estado. “Tivemos aqui mais de 700 homens e mulheres trabalhando para garantir exclusivamente a segurança e passar essa segurança para todos os foliões que vieram curtir o Réveillon aqui em Aracaju. E tanto os turistas como as pessoas aqui de Sergipe, de Aracaju, sentiram essa sensação de segurança e voltaram pras suas casas em paz e com tranquilidade”, afirmou.
Logística
Para que o Réveillon de Aracaju pudesse ser realizado com tranquilidade e segurança, um grande plano operacional foi traçado pela Prefeitura, com o envolvimento de diversos órgãos municipais e com o apoio de órgãos estaduais. Além da atuação conjunta da Guarda Municipal de Aracaju, com a presença de 300 guardiões, e da Polícia Militar, com 200 homens, o evento contou com um esquema de segurança que incluiu recursos tecnológicos, como câmeras de reconhecimento facial, monitoramento por drone e o ônibus de videomonitoramento da GMA.
Da mesma forma, a equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos montou um grande planejamento para manter o local limpo e organizado. Cerca de 300 agentes atuaram no recolhimento e acondicionamento do lixo, bem como do descarte de resíduos. Há também equipes atuando na fiscalização e ordenamento do comércio de ambulantes.
Para facilitar o acesso das pessoas ao evento e garantir a mobilidade urbana nos dois dias de festa, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) montou uma operação ainda maior para o trânsito na Orla da Atalaia e imediações.
Ao público do evento, a Prefeitura dispôs ainda dos serviços da Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e do Posto Médico, que garantiu o devido atendimento, ofertando serviços de baixa e média complexidade, sutura de pequenas lesões e, em casos mais graves, estabilizando e regulando para os hospitais municipais que serviram como retaguarda.
A estrutura física contou com dez leitos, sendo dois de estabilização e seis poltronas para medicação rápida. O serviço funcionou nos dias 30 e 31 de dezembro, das 19h às 5h, e a equipe de trabalho contou com 30 profissionais por noite e o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que disponibilizou duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Suporte Avançado e uma Unidade de Suporte Básico.
Por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, a Prefeitura atuou pela garantia de direitos da população com cerca de 20 profissionais por dia, entre equipe de apoio no Camarote da Acessibilidade, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Serviço Especializado de Abordagem Social, no âmbito da Proteção Social Especial (PSE), e Conselho Tutelar.
Nesta edição, o Camarote da Acessibilidade ganhou um novo local. Como forma de garantir que as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida estejam de fato incluídas na festa, a estrutura foi montada na areia da praia, a 50 metros dos palcos. Para proporcionar um acesso seguro, foi realizada a compactação do solo desde a passarela da Praia da Cinelândia até o Camarote, o que corresponde a 150 metros. Para oferecer maior conforto, profissionais da Assistência Social orientaram e deram suporte às pessoas que acessaram o camarote.
Foto: Ana Lícia Menezes