O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, nesta segunda-feira ,dia 30, a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Maria Diná de Menezes, no bairro 17 de Março. O equipamento funcionava, anteriormente, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mariana Fontes de Moura Menezes, no mesmo bairro.
Com investimento de R$ 3,4 milhões, o novo espaço é mais uma obra financiada com recursos do financiamento firmado entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com a construção do novo prédio, o Cras passa a ter capacidade para atender, além dos moradores do 17 de Março, a população dos bairros Marivan e Aruana.
Ao fazer a entrega, Edvaldo ressaltou a importância da ampliação do Cras Maria Diná para atender a população da capital. “Com muita felicidade, realizo hoje a última inauguração dos 8 anos da minha gestão entregando o Cras Maria Diná, no 17 de Março. Antes, ele funcionava na praça Mariana Moura, também no bairro, e com a construção da nova sede, ele se torna o maior Cras de Sergipe, fruto de um investimento superior a R$ 3 milhões. O espaço vai referenciar a população que mais precisa, as pessoas que estão em vulnerabilidade social e que poderão ser inseridas em programas sociais da Prefeitura assim como também no Bolsa Família, por exemplo. Esse Cras tem um papel muito importante para a comunidade, uma unidade que era pequena, mas que transformamos em um grande equipamento público que vai ajudar a vida das pessoas”, destacou.
O gestor da capital também declarou que se sente “muito feliz por encerrar as inaugurações da sua gestão no comando da Prefeitura, entregando uma obra social, que vai trazer mais qualidade de vida e segurança social para as pessoas”. Para ele, o Cras Maria Diná “vai trazer carinho, abraço, acolhimento e sorriso para as pessoas da cidade que mais precisam do Poder Público”.
Ampliação
Com a construção da nova unidade, o espaço de atendimento ao público passa a contar com salas de atendimento coletivo, salas de individual familiar, de equipe de referência, além de brinquedoteca, auditório, administração e almoxarifado. Uma outra novidade para o Cras Maria Diná de Menezes é o aumento da capacidade de referenciamento do equipamento público que, agora, passa a atender até cinco mil famílias, como explicou a secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo.
“O Cras Maria Diná de Menezes está localizado na comunidade do 17 de Março, onde a Prefeitura tanto fez, tanto trabalhou para as famílias do território e para as famílias mais vulneráveis da cidade, que, efetivamente, se concentram no bairro. Esse é o maior Cras do estado, um equipamento público com toda a estrutura para atender não só os moradores do 17 de Março, mas também do Marivan e da Aruana. Com o novo prédio, ampliamos a capacidade de suporte para atender até 5 mil famílias. Isso, de fato, é trazer proteção social e dignidade para as comunidades mais vulneráveis da cidade”, frisou.
O Cras tem como objetivo trabalhar a prevenção das situações de risco e/ou vulnerabilidade social, garantindo o acesso a direitos e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, sendo esta a principal porta de entrada aos serviços, programas e projetos das proteções sociais do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Somente este ano, a unidade foi responsável pela realização de 13.193 atendimentos individualizados.
Coordenadora do Cras Maria Diná Menezes, Janaína Félix salientou que, além de poder atender também, a partir de agora, os moradores dos bairros Marivan e Aruana, o Cras Maria Diná conta com um espaço ideal para acolher da melhor forma o cidadão que precisa dos serviços da Assistência Social oferecidas no espaço, com conforto e qualidade.
“A gente entende que a entrega desta nova unidade do Cras Maria Diná Menezes é um marco não só para nós, enquanto trabalhadores deste equipamento público, mas para Assistência Social como um todo. Agora, contamos com espaço ideal para atender a população. Como coordenadora deste Cras, me sinto muito feliz, porque além de termos um novo local, vamos poder ampliar o atendimento. Como este é um bairro que está em constante desenvolvimento, a gente recebe muito mais famílias e agora vamos conseguir ofertar um serviço de melhor qualidade para essas pessoas”, detalhou.
No Cras, são ofertados serviço de Proteção e Atendimento Integral à família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Cadastro Único, além de ser porta de entrada para benefícios socioassistenciais, como cesta básica, auxílio moradia, auxílio natalidade e auxílio mortalidade.
Equipamentos da Assistência
Ao longo dos últimos oito anos de gestão, a Prefeitura de Aracaju construiu e/ou reformou sete equipamentos da Assistência Social, sem contar com a inauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram). Entre eles, estão: Cras Rosa Emília Machado, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maria Pureza, Casa Lar Dona Palia, Creas Viver Legal, Centro DIA para Pessoa Idosa, Cras no 17 de Março, Reforma do Abrigo Sorriso.
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA