Mais 866 notebooks foram entregues, nesta quinta-feira, dia 20, pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão.
Os equipamentos integram o programa Escola Tech, lançado em fevereiro deste ano, que consiste em um pacote tecnológico voltado para a inclusão digital no ambiente escolar. Mais de 7.500 notebooks, do total de 26 mil, já foram entregues para todos os alunos do ensino fundamental matriculados na rede pública de ensino. Na ocasião, o gestor da cidade destacou como a iniciativa melhora o aprendizado de todos os alunos da Educação do município.
“A importância dessa ação reflete na qualidade da educação. Com a entrega desses aparelhos, os meninos ficam felizes e aprendem muito mais. A gente percebe o impacto positivo que essa ação causa na Educação. É uma alegria trazer esses notebooks, pois eles vão agregar o sistema de inteligência que estamos levando para as nossas escolas, para melhorar o aprendizado e a vida dessas crianças. Isso acende a esperança de que os alunos, a partir da tecnologia e do trabalho de melhoria que levamos para a Educação, possam competir em pé de igualdade com as pessoas que têm mais recursos e que estudam nas escolas particulares”, afirmou Edvaldo.
Além de dinamizar o ensino-aprendizado, a chegada desses notebooks é também um meio de inclusão digital para os pais ou responsáveis pelos alunos que receberão o equipamento. Todos os computadores móveis poderão ser levados para casa e cada um deles já vem equipado com chip que garante acesso ilimitado à internet ao longo de um ano. Isso garante para essas famílias o acesso a serviços públicos digitais direto de casa.
“Com a chegada desses notebooks nas nossas escolas, essas crianças vão poder contar com um aparelho com internet ilimitada durante um ano e que elas poderão levar para casa, tanto para que possam estudar, mas também para que toda a família tenha acesso a inclusão digital. Através desses dispositivos é possível encontrar online os serviços digitais da Prefeitura, do Estado, do Governo Federal e de outros sites. Através dessa iniciativa, estamos levando justiça social e equidade digital para as famílias aracajuanas através da Semed. Temos transformado a educação de Aracaju por meio desses processos de modernização, que torna o ensino mais dinâmico e de maior qualidade Tudo isso para que a população da capital continue se orgulhando dessa rede de escolas que é um patrimônio do povo”, explicou o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA