O prefeito Edvaldo Nogueira deu duplo significado à solenidade da noite desta sexta-feira, 23, na zona Norte de Aracaju: entregou obras de infraestrutura no loteamento Nova Liberdade e anunciou que irá construir o canal do conjunto Maria do Carmo, com previsão de início da obra para o próximo semestre. A população das duas localidades ficou muito satisfeita com o cumprimento dos compromissos que estão sendo honrados por Edvaldo.
“Antes da obra, vivíamos na poeira e na lama, no caos. A falta de saneamento deixava todo mundo doente. Eu já estava tão feliz com a parte da obra que Edvaldo fez antes, mas agora a felicidade é ainda maior, pois ele voltou à prefeitura e concluiu o que faltava. Isso mostra que quando o prefeito tem vontade, ele faz”, afirmou a dona de casa Maria Oliveira dos Santos, que reside no loteamento há 25 anos.
O auxiliar administrativo Sóstenes Oliveira teve reação semelhante. Feliz pela entrega da obra do Nova Liberdade e já ansioso com a notícia de que o canal do Maria do Carmo será construído, ele deu o seu depoimento: Edvaldo é um homem de palavra. Eu sabia que ele não deixaria de olhar pelo Nova Liberdade. Hoje vivemos um novo momento, com ruas calçadas e saneamento básico. Sabemos que ainda existe algumas coisas pra fazer, mas confiamos que Edvaldo vai realizar”.
Diante do agradecimento dos moradores, o prefeito expôs, em discurso, o sentimento de poder atuar em benefício das comunidades mais necessitadas do município. “Trabalhamos pela população que mais precisa, nas áreas mais carentes do município. Esta é sempre a nossa prioridade. Estas duas obras trazem dignidade. Obras de infraestrutura, como a do Nova Liberdade, e a de saneamento, como será a do Maria do Carmo, modificam completamente a vida das pessoas”, resumiu.
Nova Liberdade
Durante a solenidade, Edvaldo lembrou que foi ele, em 2011, ainda em seu mandato anterior, que iniciou a urbanização do loteamento Nova Liberdade, obra com investimento de R$ 7,5 milhões, que envolveu a implantação de 5,5 mil metros de tubulação de rede de esgotamento sanitário e construção de estação elevatória de esgoto; implantação de 4 mil metros de rede de drenagem pluvial, além do revestimento em concreto armado do canal aberto, ao longo de 350 metros, e a pavimentação em paralelepípedo em todas as vias, totalizando 11 ruas, além da construção de calçadas.
Após ficar os quatro anos da gestão passada paralisada, a obra foi retomada em 2017, quando se realizou o revestimento do canal, a última etapa da pavimentação e a construção da estação de esgoto. “Esta foi a obra mais sintomática do que ocorreu na gestão passada. Nada foi feito aqui nos quatro anos da administração que nos antecedeu. Edvaldo realizou boa parte da obra entre 2011 e 2012, ficando pendente a interligação da rede de esgoto, a cobertura do canal e parte da pavimentação. Em 2017, retomamos essas pendências e construímos a estação elevatória”, explicou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari.
Maria do Carmo
No evento, o prefeito anunciou que, além de já ter conquistado os recursos para construir o canal do conjunto Maria do Carmo, ele informou que o projeto da obra será contratado nos próximos dias, com previsão de ser finalizado em até 60 dias. Cumprida esta etapa, explicou o gestor municipal, será realizada a licitação, para que, até o final de setembro, a ordem de serviço da obra seja assinada.
“Está é uma noite especial. Entreguei uma obra que eu iniciei em 2011 e anuncio este canal, que será muito importante para a população. As pessoas ainda convivem aqui com problemas de saúde, provocados pelo canal. Com esta obra, essa realidade irá mudar. É um sonho que eu tinha desde o meu outro mandato. Agora, realizaremos”, disse.
Um dos principais defensores do projeto, o vereador Soneca comemorou o anúncio. “Tenho certeza que em 2020, esta região vai estar com cara de zona Sul, pois o prefeito Edvaldo Nogueira está reconstruindo a cidade. O Nova Liberdade estava uma tragédia, mas o prefeito já mudou esta realidade e fará o mesmo no Maria do Carmo”, afirmou. O vereador Zezinho do Bugio também expressou o seu contentamento. “Eu nunca vi um prefeito e uma equipe como tanta competência como Edvaldo e seus secretários. O prefeito tem mostrado muita capacidade na reconstrução de Aracaju”, disse.
Enviado pela assessoria