O candidato a prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PCdoB), e sua vice, Eliane Aquino (PT), lançaram, na noite desta quarta-feira (24), o Programa de Governo “Aracaju: Cidade Inteligente, Humana e Criativa”, em evento que reuniu centenas de pessoas no auditório do Sindicato dos Bancários. Também foi lançada a plataforma colaborativa digital “Reconstruir e Avançar”, que permite, através da internet, a interação entre os cidadãos – tanto sobre os projetos já inseridos no programa como a sugestão de novas propostas.
Edvaldo definiu o lançamento do programa como “um passo muito importante” para a campanha e o futuro da cidade. “O nosso projeto não é para enganar as pessoas, não reunimos um grupo de técnicos e especialistas de diversas áreas para elaborar um programa que fosse rasgado três dias depois. Nós chamamos um conjunto de pessoas para discutir o nosso projeto futuro para que a gente possa aplica-lo integralmente ao chegar à Prefeitura de Aracaju”, disse.
Ele ponderou que o debate de ideias foi o foco principal da elaboração do plano. “Uma das coisas que mais prezamos é o debate das ideias. Nós queremos fazer esta discussão, queremos ouvir a sociedade, é um novo caminho que estamos abrindo no sentido do diálogo entre governo e sociedade. Não é apenas um desejo, é uma necessidade para transformarmos a realidade da cidade. Este programa continuará em debate, queremos a participação de todos”, afirmou.
Eliane Aquino ressaltou que o objetivo é “resgatar a história de Aracaju com inteligência e gestão, valorizando as áreas que mais necessitam de cuidado”. “Trabalhamos em um programa participativo para transformar Aracaju em uma cidade inteligente, humana e criativa. Aqui não será encontrada nenhuma ideia fantasiosa e irrealizável. Também não estão exibidas soluções mágicas. Estamos diante de um elenco de propostas realistas, técnica e economicamente viáveis, que têm como grande destinatário o cidadão aracajuano”, complementou.
Cinco eixos
O Programa de Governo de Edvaldo e Eliane atua sobre cinco eixos: desenvolvimento sustentável; participação popular e controle social; políticas sociais e afirmação de direitos; gestão ética, democrática e eficiente; cidade inteligente, humana e criativa.
As diretrizes e ações propostas estão dispostas nos seguintes temas: Educação; Saúde; Segurança Pública Municipal; Infraestrutura, Serviços Urbanos e Meio Ambiente; Mobilidade Urbana; Assistência Social e Direitos Humanos; Segurança Alimentar e Nutricional; Inclusão Produtiva e Geração de Emprego e Renda; Desenvolvimento Econômico; Turismo; Planejamento, Gestão e Participação; Cultura; Juventude; Esporte e Lazer; Igualdade Ético-racial e Mulheres.
“Chegamos a um diagnóstico assustador, revelando a desconstrução de políticas públicas em praticamente todas as áreas, além da completa desorganização dos serviços urbanos, o que nos impõe o primeiro grande desafio: reconstruir. Por outro lado, uma nova agenda se impõe pela dinâmica do crescimento da cidade e pela disponibilidade de soluções baseadas em tecnologia, apontando para o segundo desafio: avançar”, explicou o candidato.
Ele ressaltou que “não há mais espaço para propostas mirabolantes, obras faraônicas e promessas inexequíveis”. Sendo assim, pontuou Edvaldo, todas as propostas inseridas no Plano de Governo são “técnica e economicamente viáveis, têm foco na qualidade de vida, estão em sintonia com o que há de mais atual: cidade inteligente, humana e criativa”.
Com este objetivo, Edvaldo e Eliane formaram um grupo diferenciado, com larga experiência nas mais diversas áreas, cuja pluralidade, compromisso, dedicação e entusiasmo permitiram que fosse produzido um programa de qualidade. “As discussões não se limitaram a esse grupo, mas se ampliaram através de várias oficinas temáticas. O trabalho não termina aqui: o processo de construção coletiva seguirá através de debates presenciais e do uso da plataforma colaborativa ‘Reconstruir e Avançar’”, reiterou.
Plataforma “Reconstruir e Avançar”
O coordenador do Plano de Governo, Jorge Santana, explica que “a elaboração do programa de governo de Edvaldo e Eliane foi um processo riquíssimo”. “Partindo de um grupo formado por pessoas experientes e comprometidas, o debate foi ampliado com a realização de diversas oficinas temáticas que trouxeram novas reflexões e contribuições”, disse.
No evento desta quarta-feira, Jorge Santana apresentou ao público a plataforma colaborativa www.reconstruireavancar.com.br. Ao entrar na página, o cidadão se cadastra (o que não é obrigatório) e passa a ter acesso tanto ao documento integral do programa de governo como pode visitar as principais propostas, que estão divididas por temas em diversos canais. Ao clicar em cada tema, o cidadão é direcionado à discussão, onde ele pode dar a sua opinião sobre as propostas já presentes no programa como pode sugerir novas ideias. Também na plataforma, o aracajuano acessa um mapa da cidade, a partir do qual ele pode sugerir propostas por bairros.
“A plataforma colaborativa de Edvaldo e Eliane é inédita em se tratando de campanhas eleitorais em Aracaju. A intenção é se aproximar, ao máximo, do cidadão e fomentar novas propostas para a futura gestão. A plataforma foi criada de tal forma a instigar a população a discutir o programa e a sugerir propostas para a cidade”, explicou o coordenador.
Por Valter Lima, da assessoria do candidato Edvaldo Nogueira
Foto: Janaína Santos