“O Forró Caju se fortalece a cada ano. Nossa festa está ainda mais organizada, mais segura e eu não tenho dúvidas de que ela já se tornou a melhor do Brasil”. A afirmação foi feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira, na noite deste sábado, 29, durante o encerramento da edição 2024 do festejo junino. Ao fazer um balanço do evento, que contou, na sétima noite, com os shows de Luanzinho Moraes, Henry Freitas, Cintura Fina, Zé Vaqueiro e Saia Rodada, o gestor destacou a profissionalização da festa que completou 31 anos. Na última noite, foram contabilizadas 60 mil pessoas, na praça Hilton Lopes.
“O Forró Caju, a cada ano, se fortalece e, por isso que é o melhor forró do Brasil. Eu tenho a felicidade de, nesses 31 anos de história do evento, ter participado como prefeito em 12 edições e outras seis como vice-prefeito. Essa festa nasceu na gestão de Jackson Barreto, na praça Fausto Cardoso. Depois, trouxemos o Forró Caju aqui para a praça dos mercados e a partir daí o evento foi crescendo e se tornou essa festa memorável que é hoje. Dei a minha colaboração para o Forró Caju e estou muito feliz. Este é o meu último ano e tenho certeza que é preciso dar continuidade ao festejo, avançar com essa festa, melhorar, crescer e é isso que eu desejo pra quem assumir a Prefeitura de Aracaju no meu lugar, que faça mais, que faça essa festa cada ano ainda melhor para o povo aracajuano”, declarou Edvaldo.
O prefeito destacou também a importância cultural do Forró Caju para a capital sergipana. Ao longo de todo este mês de junho, 126 artistas se apresentaram em toda a programação do evento, dos quais 103 foram sergipanos. A festa junina contou com o Forró Caju nos Bairros, o São João na Praça, Circular Junino e os tradicionais shows realizados na praça Hilton Lopes, que aconteceram nos palcos Luiz Gonzaga e Gerson Filho.
“Eu acredito na cultura como um elemento construtor da cidadania. Um povo que não tem cultura, que não tem tradição, que não mantém as raízes, acaba perdendo a sua unidade e a sua identidade. Por isso, é importante que a gente progrida, avance e cresça, incorpore as tecnologias, mas sem esquecer de onde viemos e para onde queremos ir. No Forró Caju trazemos o forró, que é a base forte da cultura nordestina e brincamos com as várias vertentes desse estilo único e tão fundamental na história do nosso povo, com os nossos artistas da casa e artistas nacionais que fazem a alegria dos aracajuanos. Sergipe é o País do Forró, Aracaju é a capital da alegria”, afirmou.
Além das boas atrações que levantaram o astral do público e fizeram a alegria da galera, o Forró Caju, mais uma vez, passa a ser reconhecido também pela segurança e organização do evento. O aparato de forças policiais, atrelado ao uso de tecnologia e ao trabalho integrado das secretarias municipais, proporcionou aos aracajuanos e turistas uma experiência junina única no Centro da capital sergipana.
“A gente dimensionou, para todos os dias, toda a segurança para esse público de 60 mil pessoas que tivemos hoje. Por isso, fizemos uma festa tranquila, passando essa sensação de segurança para as pessoas, que é o objetivo principal. Isso é de praxe da Prefeitura, fazer uma festa organizada, planejada com antecedência, para entregar um evento com conforto e segurança para a população. A gente tem se aprimorado a cada ano, trazendo coisas novas com relação a segurança, como a implementação de pulseiras paras as crianças, Patrulha Maria da Penha, redobrando a segurança da área externa com a Polícia Militar. Ampliamos as vistorias, para evitar filas no acesso, a Guarda Municipal contou com tecnologia de videomonitoramento, a Polícia Civil atuou com delegacia dentro do evento, tivemos o dobro de bombeiros civis e o espaço do Posto Médico foi triplicado para garantir conforto para quem precisasse utilizá-lo. Tudo funcionou plenamente, sem nenhum tipo de intercorrência”, detalhou o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.
Além de proporcionar momentos de alegria e confraternização neste período junino, o Forró Caju é um colossal fomento à economia da capital sergipana. A realização deste evento trouxe não apenas o impulsionamento financeiro para quem trabalha no setor da chamada “economia criativa”, na qual ganham os produtores de eventos, artistas, ambulantes e todos dessa cadeia produtiva, mas também ajudou a desenvolver ainda mais o turismo na capital sergipana, como explica o secretário municipal da Comunicação Social, Elton Coelho.
“A sensação é de dever cumprido. O Forró Caju se imortalizou na vida dos aracajuanos e é uma projeção de Aracaju para o Brasil e para o mundo do forró. O prefeito Edvaldo Nogueira consolidou nesses últimos oito anos de gestão essa festa que é a maior manifestação popular do Nordeste e do Brasil. Esse evento atende ao povo de Aracaju e de Sergipe, mas também de todo o país. É uma festa que gera emprego e renda para todas as pessoas que trabalham no setor cultural. Além disso, o turista que chega na nossa capital durante o São João é acolhido, ele tem o que fazer na cidade. Aqui, temos os mercados centrais, a Crôa do Goré, as praias, a Orla da Atalaia e muito mais. O Forró Caju é a junção de valores culturais, tanto os da terra, que fizeram história este ano, como as atrações nacionais. Essa é a nossa festa, a nossa tradição e cultura em toda a sua glória”, salientou.
Com música, alegria, segurança e economia intrinsecamente ligados ao Forró Caju, é claro que não poderia ficar de fora também a limpeza e a sustentabilidade. Diariamente, as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) cuidaram muito bem para que todo o espaço do evento já estivesse limpo pouco depois do final das apresentações artísticas. Além disso, o evento trouxe de volta uma iniciativa que apresentou sucesso nos resultados da festa realizada no ano passado, o Forró Caju Recicla.
“Toda a parte de limpeza pública atendeu o planejamento articulado para esse evento, assim como a organização dos espaços públicos onde acontece a festa. Ao longo desses sete dias, foram recolhidas mais de 26 toneladas de resíduos sólidos. Uma das iniciativas de maior sucesso do Forró Caju, no que diz respeito à limpeza da cidade e sustentabilidade, é o Forró Caju Recicla. Trouxemos esse projeto no ano passado e, devido ao sucesso, repetimos este ano. Ele é fruto de uma parceria da Emsurb com as cooperativas, associações e instituições para beneficiar os catadores de recicláveis. Através dessa ação, o catador consegue pesar, entregar o material e receber o recurso de forma imediata, sendo mais uma contribuição da Prefeitura com o meio ambiente e com a sustentabilidade da cidade. Tenho certeza de que a Emsurb cumpriu seu papel no trabalho de organização e limpeza para que todos pudessem aproveitar o melhor do Forró Caju 2024”, enfatizou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA