O prefeito Edvaldo Nogueira apresentou as potencialidades de Aracaju e suas possibilidades de investimento a empresários europeus, nesta segunda-feira, 13, primeiro dia do 7° Congresso sobre Cidades Inteligentes, que acontece em Barcelona. Ele está na cidade espanhola como membro da delegação brasileira da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que arcou com os custos da viagem. Ao longo do dia, Edvaldo e os demais prefeitos brasileiros também conheceram experiências bem sucedidas nas áreas de mobilidade, reaproveitamento de resíduos sólidos e recuperação de áreas degradadas.
“O primeiro dia em Barcelona foi bastante produtivo. Além de conhecer ações da administração da cidade e projetos de parceria público-privada, pude expor aos empresários da Catalunha os atrativos da nossa cidade. Mostrei que Aracaju é um destino importante e viável para investimentos. Falei da nossa rede de serviços públicos e como a cidade está avançando nas possibilidades de parcerias com a iniciativa privada”, afirmou Edvaldo.
De acordo com o prefeito, ele apresentou aos possíveis investidores o Plano de Mobilidade Urbana, para o qual a administração está viabilizando a liberação de R$ 113 milhões junto à Caixa Econômica Federal, e também tratou do projeto de iluminação pública da cidade. “Falei da nossa rede integrada de transporte e do nosso Plano de Mobilidade, que usará a inteligência e as novas tecnologias para melhorar o trânsito e o transporte em Aracaju. E mostrei o nosso planejamento para a iluminação pública, que vai muito além do serviço de iluminação, pois inclui ações de segurança, com a instalação de câmeras nos postes, e da disponibilização de rede wifi. Expliquei que Aracaju caminha para se tornar uma das cidades mais inteligentes do país”, ressaltou.
Para Edvaldo, são muito boas as expectativas com a abertura do diálogo com os empresários estrangeiros, mesmo diante da crise econômica e política do Brasil. “Apesar das dificuldades que temos enfrentado atualmente, sou um otimista e acredito que o país irá superar este momento. Aos empresários catalães, disse que aqueles que investirem no Brasil serão os que terão maiores chances de avançar quando houver a retomada do crescimento. Aracaju, cujo povo é calmo e gentil ao mesmo tempo em que forte e destemido, está aberta aos investimentos”, disse o prefeito.
Visitas
A programação do evento para os prefeitos brasileiros se iniciou com uma visita ao Transporte Metropolitano de Barcelona. “O transporte de Barcelona é um exemplo de mobilidade, pois congrega diversos modais, como ônibus, bicicleta, trens, táxis. Então vir aqui é fundamental para termos dados, subsídios e possamos dialogar com as saídas e possibilidades de um futuro com uma mobilidade melhor pra nossa gente”, afirmou Edvaldo.
Em seguida, os gestores municipais visitaram o Ecoparc, uma instalação ambiental dedicada ao tratamento dos resíduos sólidos, que se mantém a partir de uma parceria público-privada. “Em Aracaju, estamos em avançado estágio para a concretização da nossa licitação da limpeza pública, então foi bastante importante conhecer a usina de reciclagem do Ecoparc, pois é um projeto em PPP, que serve de inspiração para as possibilidades de aproveitamento do lixo”, destacou.
Os prefeitos ainda conheceram o projeto Barcelona Activa e 22@ (o Distrito da Inovação), através da qual o governo de Barcelona recuperou áreas degradadas da cidade. “É um projeto incrível. Onde antes existiam fábricas agora funciona uma série de outras iniciativas, até uma universidade”, relatou Edvaldo. Ele e os demais prefeitos ainda se encontraram com a cônsul geral do Brasil em Barcelona, Maria Elisa Berenguer. Como último evento do dia, eles foram recepcionados por ex-prefeitos de Barcelona.
Integram a delegação do Brasil os prefeitos Jonas Donizette (Campinas/SP), Carlos Amastha (Palmas/TO), Luciano Rezende (Vitória/ES), Nelson Marchezan (Porto Alegre/RS), Rodrigo Neves (Niterói/RJ), Rogério Lins (Osasco/SP), Rui Palmeira (Maceió/AL), Busato (Canoas/RS), Firmino Filho (Teresina/PI) e Auricchio (São Caetano do Sul/SP).
O 7º Congresso Mundial sobre Cidades Inteligentes prossegue até sexta-feira, 17. É um fórum que oportuniza aos participantes a troca de boas práticas em políticas e criação de sinergias entre aqueles que discutem cidades inteligentes. Estão sendo discutidos a governança urbana, a transformação digital das cidades, os desafios financeiros, o protagonismo do cidadão, a inovação, mobilidade urbana.