O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) participou, na sexta-feira, dia 7, da cerimônia de inauguração da reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Aracaju. A obra foi realizada pela Concessionária Aeroportos Nordeste do Brasil (Aena), empresa espanhola que é responsável desde fevereiro de 2020 pelo gerenciamento operacional da unidade aeroportuária da cidade.
A mudança trouxe melhorias que deixaram pátios e pistas mais seguros, com iluminação em LED, áreas de escape protegidas nas duas cabeceiras e pavimentação recuperada. Além disso, a circulação de passageiros também passou por reparos que proporcionam mais conforto e acessibilidade. Outra novidade é a área de embarque, que foi transferida para o primeiro andar e, assim como a sala de desembarque, teve o espaço ampliado.
Segundo Edvaldo, as mudanças no local atendem uma demanda antiga e de interesse tanto da capital como do estado, além de ser a materialização de um sonho. “Com essa reestruturação, nossa cidade entra no rol das capitais brasileiras com os aeroportos mais confortáveis, modernos e bonitos. Isso é muito importante, porque garante mais tranquilidade para o passageiro na chegada ou partida, com uma boa recepção, alavancando o turismo. Além disso, a reforma da pista e a melhoria desses espaços abrem novas oportunidades para a captação de voos, sejam eles nacionais ou internacionais, ampliando o ambiente de negócios na capital e no estado. Enfim, poderemos desfrutar de um aeroporto com as características de uma cidade como Aracaju: bonita, maravilhosa, confortável e tranquila”, destacou o prefeito.
O terminal foi inteiramente climatizado, com isolamento acústico, nova área internacional e um novo projeto arquitetônico, com uma decoração que inclui três painéis com pinturas que retratam paisagens e o folclore de Sergipe. Transferida para o primeiro andar, a área de embarque foi duplicada, passando de 735 m² para 2,2 mil m². Já o desembarque aumentou de 785 m² para 1,15 mil m². O terminal passou a contar com duas pontes de embarque (fingers) que, junto com as novas escadas rolantes e elevadores, proporcionam mais conforto e acessibilidade para os passageiros.
Presente na inauguração, o ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, declarou que a obra representa um investimento de R$ 140 milhões que colabora com o desenvolvimento do Nordeste. Ainda de acordo com ele, o desafio agora é ampliar as operações de voos internacionais para Sergipe vindo de países como Portugal e Espanha.
“Agradeço ao governo do Estado, que desde o primeiro momento nos apoiou, aos senadores e deputados federais por Sergipe, e ao prefeito. É um momento histórico para Aracaju e para o estado, um investimento que vai ajudar a fortalecer não apenas o turismo de lazer, mas também de negócios. Estamos trazendo desenvolvimento para o Nordeste, para esse estado com mais de 2 milhões de habitantes e que é tão importante pelo grande potencial econômico que tem. A primeira etapa, de estruturação do aeroporto, foi feita. Agora, temos o desafio de, a partir dele, ampliar as operações internacionais para que Sergipe possa receber voos de fora. Saímos de 950 passageiros para mais de um milhão em 2023, um crescimento de 23%. Então, quanto mais turistas visitam Sergipe, mais empregos são gerados, movimentando a economia”, reiterou.
O governador Fábio Mitidieri também celebrou a entrega da reforma do terminal aeroportuário e ressaltou como essa iniciativa era necessária para Sergipe. Segundo o chefe do executivo estadual, somente neste mês de junho é esperada a chegada de 10 mil novos passageiros no Aeroporto de Aracaju.
“A entrega do aeroporto, totalmente reformado, é muito bom para Sergipe. Esse é um momento muito especial, que a gente cobrava muito do Governo Federal e com a concessão que foi feita, a gente vê a Aena entregando um dos aeroportos mais modernos do Nordeste. Estamos todos felizes, porque quem usa constantemente esse espaço, passará a ter orgulho. Tanto o aumento do número de passageiros que têm chegado à Sergipe através do aeroporto, quanto essa reestruturação do espaço resultam de uma política pública de turismo que temos investido no estado e que será ampliada a partir de agora”, pontuou.
Modernização
Tecnologia e sustentabilidade também entram no pacote de novidades implantadas pela Aena no Aeroporto Internacional de Aracaju. Foram instalados leitores eletrônicos de cartões de embarque, sistemas automatizados de bagagem, monitores do sistema informativo de voos e preparação para inspeção de volumes por raios-X. Além disso, toda a infraestrutura ganhou novas câmeras de segurança. Houve investimentos com foco na sustentabilidade, com uso de energia 100% renovável, otimização da coleta e reaproveitamento de água, dentro dos padrões internacionais de respeito ao meio ambiente.
“Estamos super felizes de inaugurar a maior transformação histórica do Aeroporto de Aracaju e de entregar este investimento nesta fase de concessão. Foram seis aeroportos do Nordeste que passaram pelo processo de modernização e aqui em Aracaju realizamos uma reforma que atende todos os sistemas. O saguão de embarque e desembarque, o novo mix comercial, novo canal de inspeção e muita tecnologia. É um aeroporto moderno, do século 21, pronto para colaborar com o Estado, com a Prefeitura e com as empresas privadas”, reforçou o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.