A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) realizou, nesta terça-feira, 17, uma reunião intersetorial com representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de alinhar estratégias conjuntas voltadas ao atendimento das crianças que fazem parte do público-alvo da Educação Especial.
Durante o encontro, a coordenadora da Educação Especial da Semed, Rosahyarah Alves, apresentou as ações já desenvolvidas pela secretaria em prol dos estudantes da Educação Especial, a exemplo de uma maior facilidade no acompanhamento da aprendizagem dos alunos pelas famílias. A proposta da reunião foi justamente fortalecer a união com a Saúde, buscando garantir um atendimento mais completo e eficaz às necessidades dos alunos.
“A intenção é realizar esse acompanhamento nas escolas, tendo em vista as dificuldades que existem com essas crianças dentro do projeto de aprendizagem, das questões comportamentais e das dificuldades a serem alinhadas com a equipe multidisciplinar. A Saúde vem somar-se à Educação para que as crianças sejam acompanhadas e, de fato, tenham um resultado positivo dentro da escola”, explicou Leise Assis, psicopedagoga clínica e institucional da Secretaria Municipal da Saúde.
Rosahyarah destacou a importância desse momento de integração entre as duas áreas. “Esse momento foi muito importante e ímpar para a questão intersetorial. Então, estamos com a Saúde, que faz parceria com a Educação, promovendo uma equidade em relação às crianças, não só neurodivergentes, mas todo o público-alvo da Educação Especial”, pontuou.
A parceria entre as duas secretarias reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação inclusiva e com o cuidado integral ao estudante, valorizando a atuação de equipes multidisciplinares e promovendo um desenvolvimento mais eficaz.