Os coordenadores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Aracaju se reuniram na manhã desta sexta-feira, dia 30, para fazer um planejamento entre os setores, com o objetivo de organizar a recepção dos novos professores concursados no certame realizado em 2024.
O encontro também serviu para alinhar ideias e fortalecer parcerias entre os departamentos. Participaram da reunião o Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), o Departamento de Educação Básica (DEB), o Departamento de Gestão de Pessoal (DGP) e o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).
A reunião foi fundamental para discutir a perspectiva formativa dos professores concursados que, em breve, estarão chegando à rede. “Na perspectiva da chegada desses professores à rede, a gente vai fazer o respectivo processo de lotação, mas, antes de eles começarem a fazer o trabalho efetivo nas escolas, nós vamos realizar um processo de formação inicial, para que eles possam conhecer a rede, a legislação municipal e entender como funciona a política da Educação Especial e todo o nosso aparato tecnológico. Depois disso, eles vão para o planejamento escolar, para fazer o trabalho pedagógico na escola”, disse o diretor do Ceafe, Willams dos Santos.
Os professores que passaram no concurso serão priorizados na pré-escola, para que seja desenvolvido um trabalho pedagógico na primeira infância, o que facilita significativamente o processo de aprendizagem no ciclo de alfabetização, do 1º ao 3º ano. “Para que haja a valorização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, neste concurso nós estaremos locando professores na pré-escola. Essa é a primeira vez que isso acontece na rede municipal de ensino, após a realização de um concurso público”, explicou Willams dos Santos.
A expectativa é que a formação com os professores que estão chegando à rede municipal de ensino, por meio do concurso da Semed realizado em 2024, dure uma semana e seja realizada na sede da Secretaria da Educação.
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, já enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei (PL) que vai eliminar o limite de idade para ingresso no magistério da rede municipal de ensino. O anúncio aconteceu durante uma reunião realizada na última quarta-feira, 28, na sede da Semed, diante da comissão de aprovados no concurso, com a presença do deputado estadual Georgeo Passos e da secretária de Educação, Edna Amorim.
A medida propõe que qualquer pessoa com mais de 18 anos possa ingressar na carreira docente, sem restrição etária, corrigindo uma limitação que impedia que pessoas com 50 anos ou mais de idade pudessem fazer parte do corpo docente da rede.