A Educação de Aracaju e o Ministério Público de Sergipe (MP/SE) firmaram uma parceria para a realização de campanhas institucionais que promovam a alimentação escolar adequada nas escolas municipais da capital sergipana. A iniciativa tem como objetivo excluir alimentos embutidos e processados, e adicionar mais frutas, legumes e proteínas na alimentação dos alunos, por meio do Projeto Merenda Nutritiva.
Na manhã desta quarta-feira, 21, a secretária da Educação de Aracaju, Edna Amorim, e o promotor de Justiça, Fausto Valois, se reuniram pela segunda vez para definir estratégias que possam conscientizar alunos, pais e toda a comunidade escolar sobre a importância de os alunos consumirem uma alimentação adequada na escola, com acompanhamento dos nutricionistas da Secretaria da Educação. “Hoje, nós estabelecemos uma parceria com o Ministério Público para tratar da alimentação nas nossas unidades escolares, uma alimentação não processada e, sim, uma alimentação saudável”, afirmou Edna Amorim.
O promotor, Fausto Valois, parabenizou a Educação de Aracaju por promover uma alimentação saudável nas escolas, que hoje contam com profissionais qualificados para orientar e formular o cardápio dos estudantes. “Esse projeto visa exatamente conscientizar as pessoas sobre a importância da merenda equilibrada e nutritiva para nossos alunos da rede municipal de educação, que precisam desse cuidado e carinho. O município de Aracaju demonstra essa sensibilidade, oferecendo uma alimentação livre de sódio, açúcares e ultraprocessados, que fazem tão mal à saúde do ser humano.”
A campanha institucional contará com vídeos sobre orientações em relação à merenda nutritiva e também abordará as peculiaridades da alimentação de estudantes neurodivergentes. O conteúdo será publicado nas redes sociais no mês de agosto, quando é comemorado o Dia do Nutricionista, em 31 de agosto. “Hoje, tivemos um segundo encontro entre a Educação de Aracaju e o Ministério Público para falar do Projeto Merenda Nutritiva, que trata exatamente da alimentação saudável no ambiente escolar”, disse o nutricionista da Educação de Aracaju, Rafael Fontes, que esteve na reunião com a também nutricionista Viviane Prado.
Foto: Leonardo Teles