Um dos grandes desafios da humanidade é lidar com o racismo e ensinar às pessoas que a cor da pele e o tipo de cabelo não são motivos para discriminação e preconceito. Por isso, a Secretaria da Educação promove, nesta terça-feira, dia 25, uma capacitação com todos os professores da educação infantil, para que possam lecionar para os estudantes sobre práticas antirracistas e conscientização da cultura afro nos primeiros anos da escola.
A capacitação, intitulada “Educação Infantil na Perspectiva das Práticas Antirracistas”, contou com a exposição de livros infantis e palestras temáticas sobre o combate ao racismo para desenvolver o projeto Curumim, da Secretaria da Educação, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a cultura afro-brasileira e combater as desigualdades raciais.
Segundo a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade de Aracaju, Valdeci Santos, a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico da nova gestão para promover pautas que combatam o racismo nas escolas. “A Secretaria tem essa proposta de motivar os professores a levarem essas práticas antirracistas às salas de aula, por meio de oficinas, rodas de leitura, contação de histórias e outros momentos que possam fortalecer a identidade cultural das crianças”, explicou.
“Estamos reunindo os professores das creches de Aracaju para que eles ensinem aos seus alunos o que é o racismo e por que ele não deve existir. Esperamos que essas palestras transmitam algo positivo para esses estudantes por meio dos professores”, ressaltou a coordenadora das Creches e da Educação Infantil de Aracaju, Iara Mendonça.
“Nós podemos trabalhar essa prevenção ao racismo nas crianças desde pequeninas. Dessa forma, podemos mostrar que é possível atuar com os pequenos e realizar várias ações, obtendo resultados positivos”, disse a técnica da Secretaria da Educação e palestrante do evento, Valdinete Paes.
Para a professora Telma Guimarães, do Infantil 3 da Escola Professora Francisco Guimarães Rollemberg, no bairro Inácio Barbosa, o evento é fundamental para conscientizar os estudantes sobre o racismo. “Nós precisamos erradicar o racismo e, para isso, devemos ensinar às crianças que todos merecem respeito e aceitação na sociedade, independentemente da cor da pele ou do cabelo. Todos nós somos iguais, e é por isso que estamos combatendo o racismo de forma unânime e urgente. Chega de racismo!”, destacou a docente.
Lançamento de livro
A capacitação também contou com o lançamento do livro infantil “Segue o Fio”, da professora de Artes de Aracaju e escritora Flávia Cunha, que, de maneira pedagógica, aborda a diversidade e a história dos cabelos.
“Os cabelos, ao longo do tempo, tiveram grande importância em diversas culturas, religiões e movimentos políticos. Esse livro é uma forma de contar essa história e proporcionar uma educação antirracista, sem bullying nas escolas, ao falar sobre os diferentes tipos de cabelo”, afirmou a escritora.