Como relator da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), o senador Eduardo Amorim (PSC) aprovou indicação de emendas para a revitalização da bacia do Rio São Francisco, na última terça-feira, dia 20. Eduardo Amorim aprovou o destino de R$ 300 milhões para priorizar o restabelecimento da principal fonte de água do Nordeste.
Nos últimos dias, a preocupação do senador Eduardo com o Rio São Francisco ficou acentuada, principalmente, durante os encontros com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes. Projetos para a reconstrução do rio são prioridades na atuação do parlamentar. “O São Francisco é o rio da integração nacional e a principal fonte de água do sertão mineiro e nordestino. Infelizmente, ele está condenado à morte e precisamos fazer algo por ele”, disse o senador.
Eduardo Amorim e Felipe Mendes visitaram perímetros irrigados do Baixo São Francisco em Propriá (SE) e o local de captação de águas para a construção do Canal do Xingó em Paulo Afonso (BA). “Tive a agradável companhia e honrosa para mim do senador Eduardo Amorim, que vai nos ajudar no Congresso Nacional, especialmente, no Senado, como relator do Ministério da Integração da Codevasf para o orçamento de 2016. Espero que ele possa tentar dar sua contribuição, não só a Sergipe, mas agora a toda área de atuação da Codevasf”, disse Mendes, na visita aos perímetros irrigados.
O senador Eduardo Amorim destacou ainda a construção do Canal de Xingó. Para ele, o projeto será a grande redenção para os sertanejos sergipanos. “O Canal de Xingó viabilizará desenvolvimento para diversas áreas. Trará mais riqueza na agricultura, na pecuária, especialmente, na pecuária leiteira. Hoje, nossa principal bacia leiteira está no Sertão Sergipano, no município de Poço Redondo, um dos municípios mais pobres do nosso Estado, portanto aquela região precisa do Canal do Xingó, que irá até Nossa Senhora da Glória”, salientou Eduardo.
Enviado pela assessoria