Protesto é do vereador e radialista Jailton Santana. “Já recebi 10 notificações do TRE”, diz
Após o período de recesso parlamentar, o vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Jailton Santana (PSC), utilizou a Tribuna da Casa Legislativa na manhã desta terça-feira, dia 5, para falar sobre um tema importante e que vem sendo bastante discutido nos últimos dias: a liberdade de imprensa. Com o período eleitoral a todo vapor, as exigências da Lei Eleitoral precisam ser respeitadas. No entanto, segundo o parlamentar, o direito à liberdade tem sido sacrificado, visto que diversos profissionais da imprensa sergipana, por muitas vezes darem voz à população, estão recebendo notificações do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
“É um absurdo, em pleno século XXI, o nosso direito à liberdade de imprensa estar sofrendo este tipo de censura. Eu, que também sou radialista, já recebi cerca de 10 notificações do TRE, representadas pela coligação “Agora é o povo” [composta por PMDB/ PT / PSD / PC do B / PRTB / PDT / PRP / PROS / PSDC / PMDB / PSB / PRB]”, revela o parlamentar.
Segundo o vereador Jailton Santana, outros profissionais da Rede Ilha FM, onde ele trabalha como radialista, também receberam notificações do Tribunal Eleitoral. De acordo com o parlamentar, a última notificação que ele recebeu do TRE diz respeito a uma participação de ouvinte, no programa de rádio que apresenta diariamente. “Esta representação da coligação “Agora é o povo” alega que o espaço cedido ao ouvinte foi utilizado para denegrir a imagem do governador Jackson Barreto [PMDB], candidato à reeleição. O ouvinte entrou no ar para falar sobre o PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos), algo que é, antes de tudo, um direito dos servidores estaduais”, afirma Jailton, lamentando os fatos.
De acordo com o vereador, o papel da imprensa é fundamental para dar voz à sociedade e ao mesmo tempo, buscar a garantia dos direitos da população. “Nós temos um trabalho importantíssimo. E é por isso que durante anos a fio tentaram amordaçar a imprensa neste País. Mas não podemos permitir que isso aconteça. Por isso, utilizo a Tribuna para registrar esse fato e dizer que temos sim o direito de denunciar as irregularidades do Governo e os problemas que existem, principalmente nas áreas da Saúde e Segurança Pública”, ressalta o parlamentar.
Por Lays Millena