O candidato a prefeito de Aracaju, deputado federal Valadares Filho (PSB), reafirmou, nesta segunda-feira, dia 15, que “vai perder tempo e oportunidade” qualquer político sergipano que achar que vai tirá-lo do foco e chamá-lo para uma disputa eleitoral de baixo nível, com agressões a pessoas ou instituições.
“Parece haver em Aracaju quem não percebeu que as coisas mudaram na esfera política. Há quem não reparou que o povo está cansando de discursos vazios, demagógicos e sem causa. Quem pensa que vai me atrair para este centro, está muito enganado. Desde antes das convenções que eu disse que vou fazer uma campanha propositiva e colaborar para uma eleição transparente como nunca se viu nesta Capital”, diz ele.
Para a Valadares Filho, “vai chover no molhado” quem achar que ele mudará o itinerário desta intenção. “Não adianta provocação, sobretudo as rasteiras. Eu não vou cair em tentação e não vou desviar o foco nestas eleições. Propostas, eu tenho. Aonde quer chegar, eu sei. A mim, o que importa são os problemas da cidade de Aracaju e as demandas de seu povo. Para mim, o que vai valer de hoje até o dia 2 de outubro são as proposições e propostas voltadas para fazer de Aracaju uma cidade melhor, mais confortável, e capaz de atender as necessidades de quem nela mora”, reforça.
Programa de Governo
Na manhã desta segunda-feira, o candidato Valadares Filho já manifestou em sua página no Facebook o compromisso de não descer da lógica e não flertar com as baixarias. “É impressionante como nossos adversários insistem em não debater Aracaju”, disse ele. “Isso demonstra um certo desespero, pois estão percebendo que os aracajuanos não aguentam mais esse tipo de política. A cada discurso atrasado, responderemos com propostas. A cada declaração que não diz respeito ao futuro da cidade, a resposta será o programa de governo”, escrevei ele.
Mas a quem, especificamente, o candidato do PSB estaria fazendo referência? “Não me refiro a ninguém em específico. Mas deixo a mensagem para todos que estão nesta disputa: cada vez que vierem com uma agressão, eu levanto uma proposta real e concreta em favor das pessoas. Eu tenho muitas delas. São 100 ao todo. Cada vez que tentarem baixar o nível e perder a razão, eu chamarei a atenção para o nosso programa de Governo e os seus dez eixos”, diz Valadares Filho.
“O nosso Programa de Governo, por exemplo, está atento para o drama da moradia popular entre os aracajuanos e estamos comprometidos em trabalhar para a redução do déficit habitacional, melhorando, significativamente, as condições de vida da população mais carente e cumprindo o preceito constitucional do direito à moradia”, diz Valadares Filho.
Desarranjo
Nesta esfera, Valadares insiste que tem um plano “concreto, realista, plausível”. “Estamos elaborando projetos para que façamos cerca de quatro mil unidades habitacionais nos próximos quatro anos para pessoas com renda de zero a três salários mínimos”, diz ele. O candidato diz que já tem onde buscar os recursos. Segundo Valadares Filho, o que não vão lhe faltar serão propostas para enfrentar “o vazio de opositores” que só queiram o discurso sem compromisso.
“Com a missão de desenvolver Aracaju, tornando-a uma cidade estruturada, inteligente, eficiente e socialmente justa, preparada para um novo tempo, esse Plano de Governo foi construído e norteado por dez eixos de atuação transversal, que se comunicam nas diversas áreas propostas e de interesse da sociedade”, diz ele. Estes “dez eixos de atuação transversal”, sustenta Valadares Filho, se desdobram em “100 subitens”, todos “muito responsavelmente elaborados”.
Nas propostas, Valadares Filho se compromete a criar, se for eleito prefeito, “o Centro de Planejamento Integrado da Cidade, para o desenvolvimento contínuo de estudos, pesquisas e projetos, a fim de orientar a formulação de políticas públicas a longo prazo”. “Eu desconfio que o nosso jeito propositivo em favor de Aracaju e do seu povo está gerando desarranjo em algumas pessoas nesta sucessão. Eu sugiro que repensem”, fustiga ele.
Por Jozailto Lima, da assessoria da candidatura de Valadares Filho