Atendendo a um pleito do Diretório Municipal do PT de São Cristóvão, a Direção Nacional do PT enviou um comunicado ao Diretório Estadual de Sergipe adiando a eleição interna, que aconteceria no próximo domingo, dia 8, para o dia 29 de outubro, enquanto faz uma análise dos argumentos do recurso dos membros da maioria do diretório, que tem o apoio dos dois vereadores do partido. Segundo o Diretório Municipal, o recurso foi proposto em decorrência de várias irregularidades.
Recurso na íntegra:
REQUERIMENTO A EXECUTIVA NACIONAL DO PT
Estamos solicitando desse Diretório Nacional o ADIAMENTO DO PROCESSO DE ELEIÇÃO INTERNA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT DE SÃO CRSITOVÃO/SE, tendo em vista que as forças políticas que compõe o partido estão trabalhando pra construir um consenso, junto aos dois vereadores e secretários da Gestão Municipal na cidade, o PT tem um protagonismo gigante no município, colaborando diretamente para a vitória do prefeito aliado, onde elegemos inclusive o vice-prefeito como deputado estadual pela nossa federação através do PV, e graças a essa construção histórica o prefeito votou e pediu votos para nossos candidatos da chapa majoritária na última eleição.
Um processo de disputa agora acarretará em enormes prejuízos para a imagem do partido, tendo em vista o acirramento das bases e a suspeita de uma filiação em massas, onde foi constatado que mais de 80% dos números informados não existem, bem como endereços e e-mails.
Enviaremos anexo ata da Reunião do Diretório Municipal solicitando providências dessa instancia partidária, afim de evitar maiores prejuízos para os filiados
É importante ressaltar também a forma como foi convocada a reunião para definir o PEDEX, convocada para ocorrer no mesmo dia da reunião, ou seja, convocou pela manhã para a reunião à noite, inclusive no horário da sessão da Câmara de Vereadores, impossibilitando a participação dos companheiros que representam os mandatos do PT no município. Convocou o PEDEX para uma data que não estava em consonância com a resolução nacional do partido, depois o próprio presidente sem convocar a Executiva mudou a data e local da reunião. Ressaltamos também que as forças políticas que compõe a chapa “ PT independente sem medo de ser feliz” que possuiu cerca 75% dos votos validos na última eleição , cujo o a atual presidente faz parte, apresentou ao diretório municipal com ampla maioria dos membros presentes na reunião dia 19/06/2023 a alteração de algumas cadeiras da executiva e do diretório por desligamento do partido e vacância de alguns membros, assim bem como encaminhou e solicitou via oficio a executiva estadual a alteração por decisão da maioria do diretório.
Ainda, não houve com a executiva uma discussão de como seria realizada a eleição, prazo para inscrição de chapa, como se inscrever e como funcionara a comissão que vai realizar a eleição, etc. Então, a eleição, se realizada neste domingo, será totalmente desproporcional e desequilibrada, temos plena certeza e confiança que essa instancia fará essa intervenção afim de garantir os mecanismos legais para o fortalecimento do nosso partido no município.
Pelos argumentos aqui elencados, para que possamos tentar o um diálogo com as forças, SOLICITAMOS O ADIAMENTO DO PEDEX no Diretório Municipal de São Cristóvão/SE.
Sendo assim, pedimos deferimento.