Deputados e deputadas estaduais começaram, na manhã desta quarta-feira, dia6, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe , a assinar o Ato de Constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, anunciada recentemente pelo presidente da Alese, Jeferson Andrade (PSD), visando o retorno dos investimentos no estado.
Após as assinaturas, serão escolhidos os representantes da Frente e realizados debates com a participação da sociedade, funcionários da empresa, Poder Executivo, gestores municipais, parlamentares estaduais e federais em torno de uma pauta única de valorização das atividades petrolíferas.
“Foi com grande alegria que assinei o ato de constituição dessa Frente Parlamentar. É um tema da Casa; um tema dos sergipanos, dos funcionários da Petrobras e do desenvolvimento do estado de Sergipe. Não é uma iniciativa do deputado Jeferson Andrade; é da Assembleia Legislativa para que tenha um debate constante sobre o que aconteceu com a empresa nos últimos anos, o que vem acontecendo e o que virá no futuro. Nós sabemos o quanto é importante a Petrobras para o estado de Sergipe”, observa o presidente da Alese.
Jeferson Andrade destacou as atividades da empresa no que se refere a exploração de petróleo. “Nos próximos 20 anos, teremos desenvolvimento quando se trata da produção em águas profundas e com a experiência que a Petrobras tem, ela se faz importante e de forma exemplar aqui no estado; então, a questão é: como desenvolver Sergipe sem a Petrobras com tantos recursos naturais como nós temos. Essa pauta começa hoje, mas já vem sendo discutida há um tempo com parlamentares federais de Sergipe”, ressalta.
“Nós sabemos que temos os municípios produtores de petróleo, mas todos dividem os royalties; então é necessário convidarmos prefeitos, vereadores, a sociedade em si e também os nossos parlamentares federais. Temos um ministro muito atuante no Governo do Presidente Lula, que é o sergipano Márcio Macedo. Tentaremos ouvir a todos na tentativa de entender o que se passa e continuarmos lutando pelo desenvolvimento do nosso estado. Vamos trabalhar incessantemente para que ao longo de várias legislaturas possamos valorizar a Petrobras e a sua contribuição para os brasileiros e em especial, para os sergipanos”, reitera.
A deputada Linda Brasil (PSOL) enfatizou a importância da união de todos na defesa da permanência da Petrobras no estado de Sergipe. “Os colegas que não assinaram o documento hoje, terão a oportunidade de assinar o ato para que estejamos todos possamos nos reunir nessa Frente Parlamentar em Defesa do Fortalecimento da Petrobras e nos juntar a esse movimento de volta da empresa para Sergipe e também que a população em geral, os poderes Executivo e Legislativo; trabalhadores que estão aqui hoje presentes, participação das comunidades tradicionais, movimentos ambientalistas para que esse retorno além de ser 100% estatal, possa também ser pioneira na aquisição energética no nosso país e no nosso estado”, afirma se referindo às energias fósseis (por meio de processos naturais e que não prejudicam o meio ambiente).
“Eu há mais de quatro anos venho fazendo nessa Casa diversos pronunciamentos demonstrando essa política de desinvestimento da Petrobras, que culminou praticamente com o fechamento da empresa no estado de Sergipe. Nós temos muito petróleo e muito gás pra prospectar e o presidente da Petrobras vem postergando o investimento esses investimentos. Vamos nos unir para buscar essa discussão e buscar que Sergipe realmente tenha os investimentos que são necessários para a volta da empresa ao nosso estado”, complementa o deputado Luciano Pimentel (PP).
Para o deputado Chico do Correio (PT), lembrou que a luta é para que a estatal possa funcionar de direito e de fato em Sergipe. “Isso gerando emprego e renda, desenvolvimento para a nossa região, divisas para os governos estaduais. A empresa tem uma função social e há quase dez anos (a partir dos governos de Temer e Bolsonaro), que deixou de ser parceira em várias áreas como Esporte, Cultura e Educação; então é uma pauta muito importante para o povo sergipano e alagoano. Estamos aqui abraçando essa causa e através dessa Frente Parlamentar nos juntar à luta para que de direito e de fato o povo sergipano e alagoano possa ter de volta a Petrobras genuinamente brasileira”, acredita.
A deputada Maisa Mitidieri (PSD) também falou sobre o retorno dos investimentos da estatal. “É muito importante porque a Petrobras é responsável por uma boa parte da economia do nosso estado e a gente está discurindo para que ela volte para Sergipe com a força que sempre teve e os royalties retornem para que a gente possa ter o desenvolvimento e a economia”, diz.
Petroleiros
Representantes do Sindicato dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe (Sindipetro), acompanharam o ato de assinatura no plenário da Alese. O diretor da entidade, Thiago Ítalo Cardoso Moreira enfatizou a iniciativa da Assembleia Legislativa.
“É importante a gente perceber que a Alese, ela não abandonou os sergipanos, visto que a Petrobras ela tem um impacto em vários ramos da sociedade. Foi durante muitos anos a precursora da economia do estado e sabemos do peso. Os deputados estaduais têm a consciência desse peso e de quanto a Petrobras com seus lucros investiu aqui em Sergipe na Cultura, na Educação, no Meio Ambiente com o Projeto Tamar, no Centro Histórico de São Cristõvão; então ela tem uma importância muito grande para o estado; é principal empresa do nosso estado e não podemos perder”, entende.
Thiago Cardoso complementou: “Ver que os deputados estaduais estão se somando e lutando junto com os trabalhadores, é importante. A luta não é somente do petroleiro, mas de toda a sociedade sergipana e a Alese está representando a sociedade. Acreditamos que a Petrobras vai retornar com os investimentos em Sergipe”.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese