Com mais de 30 anos dedicados ao setor bancário, o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) sabe que desenvolver os princípios de planejamento, gerenciamento, avaliação e controle da economia pessoal e familiar pode assegurar um futuro mais tranquilo.
A fim de garantir que, desde cedo, os sergipanos tenham acesso a esse conhecimento, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 72/2023, que dispõe sobre a inclusão do tema Educação Financeira como conteúdo transversal no currículo do ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de Sergipe.
Na justificativa do PL, Luciano Pimentel destaca que a educação financeira tem sua importância constatada diante das diversas discussões relacionadas a assuntos do cotidiano, como: endividamento, uso do crédito, investimentos, constituição de poupança, consumo consciente, empreendedorismo, planejamento financeiro, planejamento de aposentadoria e planejamento sucessório.
“Estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Ceará, Goiás e Bahia já aprovaram leis semelhantes. O nosso objetivo é inserir Sergipe neste cenário, oportunizando aos estudantes sergipanos esse conhecimento e tornando a educação financeira uma ferramenta que os prepare para tomar decisões mais conscientes na administração de suas finanças”, destaca Pimentel.
De acordo com o deputado, o Brasil vive um momento preocupante, com o crescente endividamento das famílias e a problemática das bets, o que acende um alerta para a necessidade de colocar a educação financeira em discussão.
“Precisamos despertar nos estudantes o interesse por esse tema, para que desenvolvam habilidades financeiras que auxiliem no uso inteligente do dinheiro e possam contribuir para uma vida adulta livre de dívidas que comprometam seu orçamento pessoal e familiar. É com a educação financeira que capacitamos as futuras gerações”, frisa Luciano.
O PL já foi aprovado na Assembleia Legislativa e será encaminhado para o Governo de Sergipe.
Por Assessoria