Nesta terça-feira, dia 24, o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) fez uso da palavra, na sessão plenária da Assembleia Legislativa, para destacar a importância do Centro de Terapias Integradas Hanna Kauany Teles de Paula, do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Ipesaúde). A nova unidade foi inaugurada na segunda-feira, dia 23.
Para o parlamentar, que exerce um mandato voltado à discussão de pautas relacionadas à saúde e à defesa dos direitos dos autistas e das pessoas com deficiência, a inauguração do Centro de Terapias Integradas do Ipesaúde representa um marco para a instituição.
“O Centro de Terapias tem o que há de mais moderno para atender crianças e adolescentes usuários do Ipes. É um espaço planejado para oferecer a esses sergipanos o tratamento multidisciplinar que eles necessitam”, destacou Luciano Pimentel.
O deputado fez questão de parabenizar o Governo do Estado por esse investimento, que proporcionará uma melhoria significativa na qualidade de vida das crianças e adolescentes que precisam de um tratamento especializado para se desenvolverem plenamente.
“Parabenizo o governador Fábio Mitidieri, o atual secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, que idealizou este projeto, e o Dr. Walter Pinheiro, atual presidente do Ipesaúde, pela concepção de um centro que trará alento para tantas famílias e oferecendo uma oportunidade de desenvolvimento pleno para muitas crianças e adolescentes”, disse Pimentel.
Por fim, Luciano expressou o desejo de que essa iniciativa sirva de exemplo para os municípios sergipanos. “Espero que as prefeituras, assim como já ocorre em Simão Dias, possam se inspirar neste espaço e proporcionar um atendimento especializado e adequado às necessidades das pessoas que precisam do acolhimento do poder público”.
Sobre o Centro
O Centro de Terapias Integradas, projetado para atender crianças e adolescentes de até 13 anos, possui 14 consultórios e oferecerá atendimento especializado e multidisciplinar, com uma equipe composta por neuropediatras, psiquiatras infantis, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros profissionais.
A nova unidade leva o nome de Hanna Kauany Teles de Paula, nascida em Aracaju, no dia 28 de junho de 2018, que enfrentou desde cedo problemas de saúde decorrentes de complicações no nascimento. Diagnosticada com a Síndrome Sifrim-Hitz-Weiss e Transtorno do Espectro Autista (TEA), Hanna passou por uma intensa jornada de tratamentos e cuidados médicos. Ela faleceu aos 5 anos, em outubro de 2023.
O Centro de Terapias está localizado na Rua Tênisson Ribeiro, 530, Bairro Salgado Filho, em Aracaju, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Enviado pela assessoria