O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) levou ao plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) a denúncia de uma moradora de Ribeirópolis, paciente oncológica, que espera há quatro meses pela liberação de uma ressonância magnética no Hospital de Urgência de Sergipe governador João Alves Filho (Huse).
De acordo com o relato da paciente, outras pessoas com câncer estão passando pela mesma situação, aguardando exames cruciais para o tratamento da doença. “A gente sabe como é difícil enfrentar essa doença, tudo o que ela causa. E quando o médico solicita um exame, o paciente precisa de uma resposta rápida, pois isso pode ser a diferença entre a vida e a morte. O câncer não espera”, alertou o deputado.
Segundo a denúncia feita pela moradora, há casos ainda mais trágicos. “Infelizmente, há relatos de pessoas que deram entrada para a realização do exame e perderam a vida antes de conseguirem realizá-lo”, revelou Georgeo. O parlamentar fez então um apelo ao secretário de Estado da Saúde e à direção do Huse para que tomem providências urgentes para resolver o problema.
“Essa falta de celeridade no atendimento a pacientes oncológicos em Sergipe é motivo de preocupação para os pacientes e seus familiares. São pessoas que estão lutando pela vida e o acesso rápido a exames como a ressonância magnética é um fator determinante para a eficácia do tratamento contra o câncer. Que o secretário e a gestão do Hospital se sensibilizem e encontrem uma solução para esses casos”, completou Georgeo.