Por Aldaci de Souza
Celebra-se nesta sexta-feira (18), o Dia do Médico, data em que se comemora o Dia de São Lucas, santo da Igreja Católica, protetor da categoria. Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), várias leis foram aprovadas relacionadas à medicina; entre elas, a Lei nº 8.850/2021 instituindo a Gratificação de Atividade Médica (GAMED) e a Gratificação de Estímulo à Interiorização (GEI) para médicos da rede de saúde do estado.
Entre os parlamentares, a deputada Drª Lidiane Lucena (Republicanos), destacou a importância da profissão.
“Ser médica é muito mais do que uma profissão, é uma missão de vida. Atuar na linha de frente da saúde pública em hospitais como o Huse, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória e o Hospital de Capela me fez enxergar ainda mais de perto os desafios enfrentados pela nossa população. E foi essa percepção que me impulsionaram a entrar na política e seguir buscando uma saúde pública digna e acessível para todos. Neste dia, parabenizo a todos os colegas que, com compromisso e humanidade, fazem a diferença na vida de tantas pessoas”, observa Drª Lidiane.
Opera Sergipe
Também foi aprovada pelos deputados estaduais, a criação do Programa Opera Sergipe, desenvolvido pelo Governo do estado, com a finalidade de realizar cirurgias eletivas de média complexidade, a exemplo de Histerectomia total, Colecistectomia, Postectomia, Hemorroidectomia, Laqueadura tubária e Hernioplastia. Para ter acesso, os pacientes devem ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a um hospital credenciado; passar por uma consulta; ser encaminhado para o cirurgião, que fará o cadastro no programa.
O Opera Sergipe foi criado para ampliar a oferta de cirurgias para os 75 municípios sergipanos, visando a diminuição do tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos, garantindo o acesso regulado, atenção humanizada, qualificada e segura. Considerado um dos maiores programas do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já realizou mais de 16 mil cirurgias eletivas. Entre os procedimentos mais procurados está o de laqueadura de trompas, com 3.478 cirurgias realizadas.
Da Agência Alese/Foto: Instagram da deputada