A deputada estadual e líder da oposição, Linda Brasil (Psol), repercutiu, na última quinta-feira, dia 7, na sessão plenária da Assembleia Legislativa, a pesquisa intitulada “Raio X das Forças de Segurança Pública no Brasil”, apresentada pela TV Sergipe, que revelou o alto déficit de profissionais das forças de Segurança Pública no estado.
Segundo os dados, após a avaliação do cenário de acordo com o número das corporações e as projeções populacionais, Sergipe conta com menos 950 profissionais das forças de segurança para o que é considerado ideal. Em sua fala, Linda avaliou os dados como graves e afirmou as trabalhadoras e trabalhadores e a população tem arcado com as consequências da falta de concurso público e da negligência do Estado.
Segundo a pesquisa, o Estado possui um efetivo de 5.870 policiais militares e de 1.308 policiais civis na ativa. Todavia, o efetivo necessário indicado pelo Fórum é de 6600 policiais militares e de 1529 policiais civis. Ou seja, considerando apenas as Polícias Civil e Militar, Sergipe tem um déficit de 951 agentes de segurança, 730 deles apenas na Polícia Militar.
“É um cenário alarmante que se reflete em profissionais sobrecarregados, trabalhando sob pressão e em condições críticas para o fornecimento de uma política pública tão sensível. Temos insistindo que pensar a Segurança Pública de forma séria, não eleitoreira e compromissada com a mitigação da violência e com o respeito à dignidade da pessoa humana passa pelo respeito e pela valorização dos profissionais da área”, refletiu a deputada.