Equipes técnicas dos municípios que compõem o Consórcio Metropolitano, Aracaju, São Cristóvão, Socorro e Barra dos Coqueiros, e também do Governo do Estado, estiveram reunidos mais uma vez na manhã desta sexta-feira, dia 1º de dezembro.
O encontro foi realizado no auditório da Prefeitura de Aracaju, e teve como objetivo dialogar com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), sobre os estudos feitos pela associação sobre o transporte público da capital e região metropolitana.
A ANTP fez uma apresentação que serviu de base para as discussões e as equipes técnicas dos municípios e do Estado contribuíram com sugestões que serão analisadas pela ANTP e, posteriormente, apresentadas ao Consórcio.
O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, afirmou que essa reunião foi uma etapa muito importante. “Como foi proposto pelo prefeito Edvaldo Nogueira, os demais prefeitos e o governador acataram a sugestão de todos contribuírem para esse processo de construção dos estudos liderados pela ANTP. Hoje, foi uma oportunidade para todos os municípios e o Estado fazerem sugestões, críticas, proporem alternativas para serem analisadas pela ANTP, e depois serem devolvidas com soluções para os prefeitos e para o governador, avaliarem na próxima reunião do Consórcio”, disse.
Para Bruno Rezende, superintendente de Transportes e Trânsito de Nossa Senhora do Socorro, o estudo feito pela ANTP foi bastante produtivo para subsidiar as gestões municipais com informações. “Esse estudo serve para a gente contrapor, para a gente colocar nossas opiniões, as nossas perspectivas de vivência e conseguir achar uma solução melhor. Eu acho que as soluções apresentadas pela ANTP, até agora, são muito bem embasadas. Tem alguns detalhes que a gente precisa incrementar, mas acho que a perspectiva é muito positiva para que a gente consiga, o quanto antes, já implementar e começar uma melhoria na qualidade do transporte público”, afirmou.
Everton Menezes, diretor de Transporte e Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SE), destacou a importância da integração entre o Estado e os municípios para potencializar as ações do consórcio. “O nosso governador deixa claro que estamos em total disponibilidade para nos juntarmos, poder trabalhar nesse processo, porque é importantíssimo para a população da capital e da grande Aracaju. O Estado está empenhado em poder ajudar no que for preciso para que isso aconteça. A reunião é muito produtiva, extremamente técnica, no sentido de buscar dados, poder discuti-los e também adequar a questão de planilha com a realidade que nós temos em nossa capital e nas cidades vizinhas”, declarou.
O superintendente da SMTT de São Cristóvão, Nilton dos Santos, ressaltou que “a ANTP apresentou dados técnicos sobre a quantidade e o fluxo de passageiros. E através dessas informações, nós temos essa possibilidade de trazer as nossas necessidades para que possamos melhorar a circulação dos nossos usuários lá do município de São Cristóvão”.
Já o superintendente da SMTT da Barra dos Coqueiros, Marcos Fellipe, afirmou que “essa iniciativa é muito importante, porque tratar de transporte público é algo que traz benefício para a população, sobretudo a população da Barra, que hoje clama por uma reanálise do seu itinerário do transporte público, que já está defasado. A população da Barra tem crescido muito, e os empreendimentos imobiliários também. Por isso é necessário conversar para nos reestruturamos, partindo do princípio de que devemos, o poder público, trazer para a população um transporte público de qualidade”.
Foto: Sergio Silva/PMA