O governador Fábio Mitidieri (PSD) dará posse ao novo secretário de Estado da Saúde (SES), Cláudio Mitidieri, e ao novo diretor-presidente do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Walter Pinheiro, na próxima segunda-feira, dia 12, às 15h, na sede da SES.
Cláudio Mitidieri assume a SES após presidir o Ipesaúde por 14 meses. Durante sua gestão, foram realizadas melhorias na infraestrutura das unidades do instituto na capital e no interior; modernização dos atendimentos aos beneficiários; inauguração e construção de unidades.
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe em 2000, Cláudio tem sido uma força ativa na saúde sergipana. Especializou-se em ginecologia, obstetrícia e mastologia, com residências médicas realizadas na Maternidade Leonor Mendes de Barros, em 2003, e no Centro de Referência da Saúde da Mulher, em 2004.
Ao longo de sua carreira, Cláudio Mitidieri demonstrou um profundo compromisso com o bem-estar e a saúde das mulheres, tendo sido diretor-geral do Centro de Referência da Mulher, atualmente conhecido como Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), além de ter exercido o cargo de diretor-técnico da Maternidade São José, em Itabaiana.
Enquanto isso, quem assume a presidência do Ipesaúde é Walter Pinheiro, após mais de um ano e sete meses à frente da SES (de janeiro de 2023 a agosto de 2024). Médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia da mão, Walter Pinheiro também ocupou o cargo de superintendente-executivo adjunto da SES durante todo o ano de 2022,
Vale destacar sua passagem como superintendente do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) durante dois anos, entre 2020 e 2022, período em que foi necessário enfrentar a pandemia da Covid-19, quando o serviço de saúde pública desempenhou um papel crucial para toda a sociedade.
O médico ainda foi chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia S.O.T. (Universidade Federal de Sergipe) junto à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), entre 2016 e 2017; presidente da SBOT Sergipe de 2015 a 2016; diretor regional Norte-Nordeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) no período de 2012 a 2015; e referência técnica da Cirurgia da Mão do Huse entre 2017 e 2019.