Motivou elogios de integrantes da plateia a proposta do candidato da coligação “Um Novo Governo para Nossa Gente”, Valadares Filho, de fazer, em quatro anos, Sergipe referência no setor de Tecnologia da Informação (TI) e Inovação. Com isso, explicou o candidato, “o estado ganhará destaque no cenário nacional e combate o desemprego, especialmente entre jovens”. A afirmação foi feita durante almoço na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju, na última quinta-feira, dia 30, quando Valadares Filho expôs seu Programa de Governo.
Mas o foco das atenções entre presentes foi mesmo a segurança, motivo de queixas generalizadas. O candidato reconheceu a seriedade da situação, assumindo ser essa uma das tarefas prioritárias da sua gestão. “Combater a violência será uma das nossas prioridades. Vamos criar o gabinete de gestão para controlar, monitorar e traçar metas para atacar o problema”, reafirmou.
Em breve exposição do seu Programa de Governo, Valadares Filho falou das medidas que pretende adotar para arrumar a “casa” e recuperar a saúde financeira do estado, a exemplo das reformas tributária e administrativa que, no seu entendimento, serão fundamentais para dar novo fôlego às finanças. Convocou o empresariado sergipano para firmar parceria com o poder público para reerguer Sergipe, pondo fim às tristes estatísticas que o estado lidera.
O candidato revelou sua disposição de fortalecer o turismo como forma não apenas de captar recursos e impulsionar o crescimento da economia, mas também de mudar a imagem que Sergipe conquistou nos últimos anos de estado detentor dos piores índices de violência, altas taxas de desemprego, péssimo desenvolvimento educacional, e caos na saúde.
Ao finalizar, o candidato foi alvo de questionamentos por parte dos presentes. Além de segurança, o rombo da previdência estadual dominou o foco do empresariado. Considerando a questão “delicada e de difícil solução imediata”, Valadares Filho acusou o atual governo de “irresponsabilidade” por causar o rombo.
Ele falou sobre a dificuldade de uma recuperação imediata da previdência estadual. “Vamos primeiro fazer uma auditoria para traçar a realidade da situação. Só após, podemos saber quais medidas aplicar para estagnar o processo. Sanar o problema demanda tempo”.
Os presidentes da CDL de Aracaju, Breno Barreto, e da Federação do Comércio Lojista de Sergipe (FCDL), Edivaldo Cunha, entregaram ao candidato uma Carta Compromisso em que são apresentadas sugestões para o setor.
Valadares Filho apresenta plano de Governo na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe
Em mais uma rodada de exposição do Programa de Governo da coligação “Um Novo Governo para Nossa Gente”, Valadares Filho falou, na noite desta quinta-feira (30), ao lado de sua candidata a vice, Silvia Fontes, para engenheiros agrônomos. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), em Aracaju.
Apesar de interessados nas propostas da coligação para governar Sergipe, a categoria, como não poderia deixar de ser, direcionou sua curiosidade para questões direcionadas à agropecuária, buscando ouvir do candidato seus planos para a área e contribuindo com sugestões para solucionar os problemas do setor.
Como tem sido a dinâmica desses encontros, Valadares Filho fez um relato geral da situação do estado, apontando as medidas que pretende adotar para sanar os problemas prioritários nas áreas que mais preocupam a população, como segurança, saúde e desemprego, e depois detalhou as ações para a agropecuária.
Na conversa o candidato falou da sua “noção e sensibilidade em enxergar a importância da agropecuária para a recuperação da economia sergipana” e relatou algumas das medidas previstas para fortalecer a atividade, citando a reformulação e fortalecimento da assistência técnica e inovação, desenvolvimento regional, apoio à agricultura familiar estimulando a produção de orgânicos, reestruturação e gestão técnica da secretaria, estímulo a pequenos negócios, implantação da central de abastecimento da grande Aracaju e parcerias para ampliar pesquisas em tecnologia para o setor agrícola, além de melhoria na infraestrutura com recuperação de estradas para garantir o escoamento da produção.
Motivo de apreensão para todos os setores produtivos, a segurança no campo mereceu questionamentos dos participantes do encontro que assinalaram ser esse um problema que tem aterrorizado o agricultor, alvo de constantes assaltos, roubo de gado, entre outras ações que revelam a violência a que estão expostos. Diante desse quadro, pediram resposta para restabelecer a tranquilidade dos agricultores e de toda a população sergipana. “Estamos atentos a essa questão. A segurança figura entre as três maiores causas da preocupação do nosso povo”, pontuou Valadares Filho, acrescentando que o programa de governo da coligação tem essa questão como prioritária.
Conforme explicou aos presentes em seu governo pretende atuar com três vetores prioritários: criação do comitê gestor – iniciativa bem sucedida em outros estados, reestruturação e fortalecimento da Secretaria de Segurança Pública, com delegacias reequipadas e preparadas para funcionamento constante, especialmente no interior, e investimentos em inteligência e equipamentos e efetivo das polícias Civil e Militar, desburocratizando e dando autonomia.
Ao final do encontro foi entregue ao candidato documento contendo sugestões da categoria para a gestão do setor agropecuária, a exemplo do que ocorreu na exposição que Valadares Filho fez aos dirigentes lojistas na manhã. Nesta sexta-feira (31), será a vez dos médicos conhecerem o Programa de Governo da coligação e contribuírem para o seu enriquecimento.
Enviado pela assessoria