O novo delegado federal do Desenvolvimento Agrário em Sergipe, Cássio Murilo Costa dos Santos, tomou posse em solenidade realizada nesta segunda-feira (31), em Aracaju. Em seu discurso, ele deu ênfase à necessidade de ampliação do diálogo com os movimentos sociais e da articulação institucional, além do fortalecimento das políticas de territórios, do debate sobre igualdade de gêneros e protagonismo da juventude no campo e da incorporação dos conceitos de desenvolvimento sustentável e justiça social.
“A gente vem para cá para dialogar e construir. Para cada ação que desenvolvermos queremos deixar o sorriso no rosto daquele que está na ponta e que tem sede e fome de justiça social. Chego para ser um parceiro, para aumentar a participação de Sergipe nos projetos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, sob a orientação da presidente Dilma Rousseff e do ministro Patrus Ananias. Lideranças populares, movimentos sociais, associações do campo, queremos ouvi-los. As portas da Delegacia do Desenvolvimento Agrário estão escancaradas para vocês, pois temos a noção de que a construção de qualquer política só pode ser feita com a participação popular. Tomo como norte o discurso do Papa Francisco, segundo o qual ‘apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos’”, afirmou.
Ele também destacou a importância das ações atualmente desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, como o Plano Safra (que este ano irá direcionar mais de R$ 28 bilhões em investimentos na Agricultura Familiar) e os programas de acesso à terra que já beneficiaram quase 800 mil famílias no país nos últimos 12 anos. Cássio Murilo reforçou ainda os serviços de Assistência Técnica e de Extensão disponibilizados pelo MDA, que levam tecnologia para o campo e tornam mais eficaz a produção e a qualidade nutricional e citou os programas de crédito rural.
O novo delegado do Desenvolvimento Agrário externou ainda seu desejo de realizar a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário em Sergipe. “Queremos ampliar as conferências territoriais para assim aprimorar os mecanismos de gestão democrática e de participação popular nas definições das políticas públicas”, frisou. Cássio agradeceu a indicação do seu nome por parte do ex-deputado federal Márcio Macêdo e lembrou o trabalho iniciado pelo ex-governador Marcelo Déda junto aos movimentos sociais no campo, que estão sendo continuados pelo governador Jackson Barreto. Ele se colocou à disposição para ampliar o diálogo com o governo e com as prefeituras no fortalecimento das políticas sociais para o campo.
O ex-deputado federal Márcio Macêdo, por sua vez, ao discursar, se disse “muito feliz” com a oficialização do nome de Cássio Murilo para o cargo. “Sei da sua capacidade. Sei que não será um delegado que se aprisionará aos posicionamentos político-partidários, sei que não será um delegado que usará algemas em direção a qualquer movimento, que não será um delegado para usar as grades para afastar qualquer concepção diferente da sua. E não será um delegado que vai prender, mas sim soltar as esperanças para a agricultura familiar. Tenho convicção que Cássio atuará de forma companheira, solidaria, plural e igualitária os movimentos que tratam sobre a agricultura familiar. Ele está à altura do desafio que a presidente está lhe dando e que o ministro lhe confiou. Sabemos da importância dos programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário para o país”, afirmou.
Prestigiaram a posse o vereador Emmanuel Nascimento, o secretário da Agricultura do Estado Esmeraldo Leal, o superintendente regional da Codevasf Said Schoucair, o superintendente do Ibama Silvio Santos, além de prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais e vereadores do interior do Estado e lideranças de movimentos sociais e populares.