Por assessoria
Na tarde da terça-feira, 20, a candidata a prefeita de Aracaju pelo Partido dos Trabalhadores, Candisse, participou do debate político para as eleições municipais de 2024. Produzido pela TV Atalaia e mediado pelo jornalista Gilvan Fontes, o debate foi a primeira oportunidade de Candisse discutir com outros candidatos sobre as demandas das aracajuanas e aracajuanos, e mostrar a toda população os eixos do seu plano de governo ”Aracaju na Medida Certa”, que está alinhado com os projetos do governo do presidente Lula.
A candidata petista falou sobre diversos temas relevantes para toda a população aracajuana, como o fortalecimento da Guarda Municipal, a transparência nos gastos públicos, seu plano de governo alinhado com Lula para combater a fome e a pobreza, a redução da mortalidade infantil, e a revitalização ambiental e transição energética em Aracaju.
Ao falar de seu plano de governo “Aracaju na Medida Certa”, Candisse destacou o alinhamento de sua gestão municipal com o do presidente Lula, enfatizando a importância de combater a fome e a pobreza em Aracaju. Candisse reafirmou os avanços conquistados até então, como o aumento do salário mínimo e a redução da taxa de desemprego. “O governo do presidente Lula fez o salário mínimo aumentar, fez a taxa de desemprego ser a menor do trimestre em 10 anos. Precisamos que essas políticas cheguem ao povo de Aracaju através do PT de volta à prefeitura”, afirmou.
Segurança Pública
Ao ser questionada sobre políticas voltadas à segurança pública, Candisse destacou a importância de fortalecer a Guarda Municipal para garantir a segurança da população de Aracaju, principalmente em áreas vulneráveis, como os pontos de ônibus. “Precisamos retomar o fortalecimento da Guarda Municipal. A valorização da classe passa pela reestruturação de carreiras e a abertura de vagas, trazendo de volta os concursos públicos para cobrir todos os bairros da capital”. “No nosso plano, temos uma proposta de tecnologia em favor da cidade, e o orçamento participativo vai ajudar a tornar o policiamento na sua área mais efetivo, evitando essa situação de insegurança permanente aqui em Aracaju, reforçou.
Transparência
Em relação à transparência na atual gestão pública municipal, Candisse enfatizou a dificuldade da população na verificação de números e dados estatísticos de gastos da prefeitura. “É importante que exista transparência em todo e qualquer gasto público, que a população seja completamente integrada a essa situação. Os recursos públicos destinados aos municípios são essenciais para desenvolver políticas que beneficiem diretamente a população”, disse.
“Há partidos que querem colocar no colo de alguém alguma culpa quando uma pessoa faz uma votação em nome da transparência, fazendo manobras o tempo inteiro para esconder essas informações do povo”, denunciou Candisse.
Mortalidade Infantil
Candisse foi enfática com a atual prefeitura de Aracaju ao alertar os índices de aumento da mortalidade infantil na cidade, que subiu de 18,3 para 19,5 mortes por cada mil nascidos vivos entre 2022 e 2023. “Essa situação é tão grave que está em investigação no Ministério Público. 75% desses óbitos poderiam ter sido evitados. A situação diz que esse índice é baixinho, mas esse índice é enorme, é preocupante, e quem diz isso não sou eu, mas os profissionais de saúde que lidam com a vida das pessoas”, rebateu.
Ela ainda pontuou que, enquanto o foco da prefeitura está em fazer grandes obras, ela, como mãe, sabe que o cuidado começa com o básico, como o direito das mães e bebês à saúde de qualidade antes e após o parto. “A nossa intenção e proposta é zerar esse índice de mortalidade infantil que é muito grave. Como solução, a coisa é tão simples: além do pré-natal, oferecer um kit pré-natal, fralda, materiais de higiene pessoal, condições sanitárias”, afirmou.
Meio Ambiente
Na questão ambiental em Aracaju, Candisse criticou duramente a atual gestão pela falta de comprometimento com o meio ambiente e a negligência na manutenção dos parques da cidade. “O parque dos cajueiros está de dar dó. O parque da sementeira, está completo de cimento e fui eu quem fez o primeiro vídeo trazendo pra população de Aracaju sobre aquele problema”, declarou a candidata.
“No nosso plano ‘Aracaju na Medida Certa’, pensamos não só no meio ambiente, como também na transição energética, porque a gente precisa substituir, por exemplo, o combustível dos ônibus. Estamos comprometidos com a revitalização ambiental e a implementação de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade”, citou.
“Vou ser a primeira prefeita de Aracaju”
“Eu sou cria de Aracaju, e a cidade está pronta para fazer história ao eleger sua primeira prefeita mulher”. Com essa frase, Candisse destacou a importância de uma gestão sensível, principalmente com as questões femininas. “A gente faz tudo com muita responsabilidade, porque eu me preparei pra estar aqui. Eu sou mestranda em gestão e política pública. Isso é fruto de muita luta, muito estudo e muita preparação”, relembrou a candidata.
Além disso, a petista enfatizou que o plano de governo é uma “construção coletiva, por meio das dezenas de escutas ativas que realizamos nos quatro cantos de Aracaju”. “Vou solucionar as pelejas que mais afligem os trabalhadores e trabalhadoras aracajuanos. Vamos trazer de volta os bons tempos do PT, como foi na época de Marcelo Déda. Agora vamos ter Candisse de Lula trabalhando por uma Aracaju na Medida Certa. No dia 6 de outubro, não esqueça, vote certo, vote 13”, concluiu Candisse.
Enviado pela assessoria/Foto: Janaína Santos/Assessoria de Comunicação