Na tarde da segunda-feira, 9, a candidata à prefeitura de Aracaju pelo Partido dos Trabalhadores, Candisse, foi convidada pelo jornalista Dênison Ventura para um bate-papo em seu programa com transmissão da Rádio Jornal FM 91.3, o “Dênison Ventura Entrevista”.
Durante a entrevista, a candidata de Lula agradeceu o convite para participar mais uma vez da sabatina e aproveitou o momento para dialogar com os ouvintes sobre as suas principais propostas para transformar a capital sergipana através do seu plano de governo “Aracaju na Medida Certa”.
Valorização dos servidores públicos e professores
Questionada sobre a valorização dos servidores públicos, com especial ênfase nos professores, Candisse reforçou essa questão como uma das prioridades centrais em seu plano de governo. Ela reafirmou que o cumprimento do piso salarial dos docentes é uma obrigação legal e essencial para qualquer gestão responsável. “Precisamos assumir o compromisso de pagar o piso salarial. Isso é lei!”, afirmou. Além disso, Candisse ressaltou a importância da formação continuada para todos os servidores, visando promover a progressão nas carreiras e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. “A valorização do servidor público é uma questão de justiça e respeito. É uma prioridade do nosso governo”, completou, reforçando o compromisso de garantir reconhecimento e remuneração justa para esses profissionais.
Energia elétrica gratuita para os mais vulneráveis
A candidata também falou sobre a criação de um projeto para fornecer energia elétrica gratuita às famílias mais vulneráveis beneficiárias dos programas sociais do governo Lula, como o Bolsa Família. Ela planeja construir fazendas solares em Aracaju, aproveitando a alta taxa de insolação da cidade para produzir energia limpa e sustentável. “Aracaju faz sol 90% do ano. Vamos gerar energia solar suficiente para abastecer nossas escolas, creches, unidades de saúde e fornecer energia gratuita para as famílias em situação de vulnerabilidade, cadastradas no Bolsa Família”, explicou.
Além da energia gratuita, Candisse propôs a viabilização de fogões de indução para essas famílias, o que reduziria significativamente os custos com gás de cozinha. “Essa proposta não só aliviará o orçamento das famílias mais pobres, mas também contribuirá para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Aracaju possui 10% de sua população em situação de extrema pobreza, e tirar do orçamento dessas famílias a compra de botijões de gás não só fortalecerá a nossa economia, mas ajudará ainda mais essa parte de nossa sociedade”, destacou.
Tarifa Zero e Semáforos Inteligentes
A proposta de Tarifa Zero para o transporte público é o ponto central do plano de governo de Candisse para a mobilidade urbana. Ela afirmou que a medida pode ser implementada utilizando apenas 2% do orçamento municipal. “Estudei para isso e posso afirmar que é possível e totalmente viável. Vimos o processo desastroso da gestão atual com a questão da licitação dos ônibus e vamos trazer a solução na medida certa para reverter esse quadro preocupante para todos os trabalhadores e trabalhadoras de Aracaju. Com apenas 2% do orçamento, podemos garantir transporte gratuito para toda a população. A Tarifa Zero, além de garantir o acesso ao transporte público para todos os cidadãos, também visa incentivar o uso de ônibus e reduzir o número de veículos particulares nas ruas, contribuindo para a diminuição do trânsito e da poluição”, afirmou.
Para complementar essa proposta, Candisse anunciou a instalação de semáforos inteligentes em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e reduzir os congestionamentos, projeto do governo federal que vigora desde 2019 e não foi implantado pela prefeitura de Aracaju, com recursos do Governo Lula. “Precisamos de soluções modernas para o trânsito, e os semáforos inteligentes serão uma ferramenta importante para isso”, explicou.
“Estaremos no segundo turno”, afirma Candisse
Candisse também ressaltou o notável crescimento de sua candidatura nas pesquisas eleitorais, que evoluiu de 1% para 13,9% em um curto período, se destacando como a única campanha a apresentar um avanço tão expressivo e a que “vai chegar ao segundo turno de qualquer maneira”. Ela atribui esse sucesso ao trabalho sério e às propostas consistentes que ressoam com a população e reforça que sua candidatura é a única verdadeiramente apoiada pelo Governo Lula, prometendo restaurar os bons tempos do PT para Aracaju. “Estamos no caminho certo e continuaremos seguindo no único caminho possível: o da vitória. Então, convoco todos os aracajuanos e aracajuanas a votarem no 13 no dia 06 de outubro e a transformar nossa capital na medida certa das suas necessidades! É 13, é 13, é 13 neles”, concluiu.
Enviado pela assessoria/Foto: Ellen Bispo/Assessoria de Comunicação