Após cerca de 45 dias desde o funcionamento dos novos corredores de ônibus da cidade – Beira Mar, Augusto Franco, Centro/Jardins e Hermes Fontes -, já é possível perceber os resultados positivos da campanha educativa realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, que ampliaram o respeito às sinalizações de trânsito.
Na manhã desta quarta-feira, dia 27, equipes do Centro de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT realizaram ação educativa no corredor Hermes Fontes, com auxílio aos pedestres para uma travessia segura; orientação aos motoristas para não parar em cima das lombofaixas, além da entrega de panfletos com informações e alertas sobre as penalidades para quem insistir em desrespeitar as regras, que passarão a ser aplicadas em outubro.
As novas regras de circulação dos corredores de ônibus de Aracaju foram implementadas no dia 11 de agosto. Desde então, a população passa por um período de adaptação às novas regras. Durante os primeiros 30 dias, a gestão municipal teve a oportunidade de analisar pontos de melhorias e estabelecer alterações importantes para o pleno funcionamento dos corredores. Para isso, foi dado um prazo ainda maior de adaptação, o qual será concluído no próximo sábado, dia 30.
“Nós estamos desde o dia 11 de agosto nessa campanha, trazendo uma mensagem necessária sobre o respeito à faixa de pedestre, orientando os pedestres a fazer uma travessia segura, assim como aos motoristas, para que possam respeitar. No trânsito, o maior deve cuidar do menor. Então, a nossa mensagem aqui é educativa e vamos permanecer com nossas atividades a partir do dia 1º de outubro, quando iniciar a fiscalização, com as autuações daqueles que insistirem em desrespeitar a lei”, destaca a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Heloísa Rezende.
Segundo a gestora, com o período de adaptação e diante da intensa campanha educativa, já é possível perceber um novo comportamento entre as pessoas. “De fato, a gente nota uma mudança de hábito, e acreditamos que vai dar tudo certo. Acreditamos que iremos receber os aplausos por ter uma via e uma faixa mais segura para os pedestres. Hoje estamos aqui na panfletagem, com orientações aos condutores. Também trouxemos a ‘mãozinha’ do pedestre, para orientá-los como fazer o sinal de vida, que é muito importante. Muitas pessoas param na faixa, mas não vão atravessar. Se o pedestre faz o sinal de vida, ele está sinalizando que quer fazer a travessia segura. Então, os motoristas podem parar com segurança também”, explica Heloísa.
O objetivo dos novos corredores de ônibus é dar prioridade e mais agilidade ao transporte coletivo. Com os ônibus trafegando pela faixa exclusiva, tem sido possível garantir uma maior pontualidade nos horários de chegada e saída dos terminais de integração, e pontos de ônibus que estão no corredor de mobilidade. “Tanto os motoristas de ônibus como os usuários do transporte estão se mostrando muito satisfeitos com a exclusividade, porque eles têm ganhando menos tempo no percurso de deslocamento, tanto para ir ao trabalho, como para ir para casa”, reitera Heloísa.
Os pedestres são um dos principais beneficiados com as mudanças. Para o jovem Vinicius Barbosa, que transita pelo corredor Hermes Fontes, os benefícios são muitos.
“Agradeço pelo trabalho da prefeitura, em realizar essa campanha, porque melhorou muito a vida do pedestre. Além de estar mais rápido, porque não precisamos ficar tanto tempo esperando para atravessar, também está mais seguro”, destaca o aracajuano.
Para Hermínia Rosa dos Santos, que mora em um condomínio localizado na mesma avenida, as lombofaixas foram essenciais para que pudesse atravessar de maneira mais segura. “Melhorou a minha vida, porque eu tinha muitas dificuldades para atravessar essa avenida movimentada. Para ir para o supermercado era uma luta. E agora tudo melhorou, ainda bem”, reconheceu.
Quando as fiscalizações forem iniciadas, os motoristas estarão sujeitos a multa de R$ 293,47 se forem flagrados transitando pela faixa exclusiva. Considerada infração gravíssima, o condutor ainda terá sete pontos descontados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Foto: Sergio Silva